Escola de Samba Aliança de Joaçaba/Foto: Bom Dia SC
Escola de Samba Aliança de Joaçaba/Foto: Bom Dia SC

O cancelamento do Carnaval 2021 afetou o Turismo, a cultura e a economia catarinense

Não há dúvidas que o carnaval brasileiro é a maior manifestação cultural coletiva simultânea do mundo e que seu DNA está enraizado em praticamente todos os estados do Brasil. E como a maior festa popular brasileira, o carnaval gera expectativas na população sob diversas pontos e impactos – da cultura, do entretenimento, da economia e do turismo.

Durante o ano todo os preparativos para as festividades carnavalescas geram muito emprego e renda. Durante o ano inteiro, milhares de pessoas de distintas profissões – músicos, artistas visuais, designers, dançarinos, atores, ferreiros, costureiros, marceneiros, produtores, carnavalescos, entre outras – trabalham em barracões, ateliers e quadras das escolas de samba e blocos, movimentando a economia das cidades com programações de carnaval. O setor de produções culturais e artísticas também usufruem da data para incrementar as programações.

Escola de Samba Unidos do Herval de Herval d’Oeste/Foto: Bom Dia SC

O resultado positivo do carnaval é percebido pela sua atratividade como entretenimento –  atraindo milhões de foliões para os destinos carnavalescos, gerando uma movimentação turística extremamente positiva no campo econômico, diretamente nos meios de hospedagem, transportes, compras, alimentação e bebidas, e indiretamente na produção associada e na indústria fornecedora de insumos e apoio ao turismo. Segundo a Confederação Nacional dos Comercio de Bens, Serviço e Turismo (CNC) o carnaval de 2020 gerou um impacto econômico de aproximadamente R$ 8 bilhões e originou cerca de 24 mil empregos temporários.

Escola de Samba Vale Samba de Joaçaba/Foto: Bom Dia SC

Nas três principais cidades catarinense onde as programações do carnaval são mais intensas – Florianópolis, Joaçaba e Laguna, o cancelamento das programações carnavalescas causaram um grande impacto na economia. Um exemplo pode ser aferido se relacionarmos a pesquisa da Fecomércio SC do Carnaval da Joaçaba de 2019 que apontou um crescimento de 33% na economia municipal em relação a 2018. Sendo que este aumento teria continuado a crescer, considerando as pesquisas dos anos anteriores.

Escola de Samba Acadêmicos do Grande Vale de Joaçaba/Foto: Bom Dia SC

Florianópolis, Laguna e Joaçaba provavelmente além de contabilizarem os prejuízos econômicos ainda terão que arcar com perdas culturais ocorridas pelo cancelamento do carnaval 2021, principalmente relacionado às manifestações das escolas de samba, que já vinham, nos últimos anos, sentindo os cortes econômicos dos patrocínios devido à crise econômica.

Sem discordar que obrigatoriamente o carnaval e os desfiles das escolas de samba não teriam outro destino se não serem cancelados devido à gravidade da pandemia, provavelmente os danos culturais serão mais sentidos nos próximos anos. Visto que instituições como escolas de samba, blocos e sociedades carnavalescas, possuem uma gestão frágil e delicada enquanto estrutura e planejamento, pois precisam do apoio constante governamental e empresarial, além de utilizarem mão de obra informal. As pessoas especialistas em manufaturas de serviços carnavalescos após tanto tempo sem ofertas de trabalho, provavelmente migraram para outras atividades, abrindo uma lacuna extremamente perigosa para a continuidade e manutenção da qualidade da produção das manifestações carnavalescas nos próximos anos.

Escola de Samba Aliança de Joaçaba/Foto: Bom Dia SC

O carnaval é o ápice da movimentação econômica do verão nos destinos com programações carnavalescas. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC), nos últimos anos a taxa de ocupação hoteleira no período do carnaval vinha em um crescente, culminando nos 90% em 2020.

A saída é a criatividade dos trabalhadores de diversos setores ligados a produção do carnaval,  que se reinventaram e buscaram novas oportunidades e alternativas de trabalho para geração de renda. E esperar que em 2022, a população brasileira já esteja imunizada para fazer o maior carnaval da história.

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina

Com informações do Observatório do Turismo SC

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​

Ultimas notícias