Dia Nacional da Cultura (05/10)/ Foto: Bom Dia SC
Dia Nacional da Cultura (05/10)/ Foto: Bom Dia SC

Dia Nacional da Cultura (05/10)

O dia 5 de novembro foi escolhido como “Dia Nacional da Cultura” em homenagem a Rui Barbosa, jurista, jornalista, político, diplomata, ensaísta e orador. Nascido em Salvador, Bahia, em 5 de novembro de 1849, Rui Barbosa desempenhou importante papel político e cultural no Brasil. Foi autor de várias obras literárias e membro fundador da Academia Brasileira de Letras.

Hoje é dia de celebrarmos toda a riqueza da cultura brasileira. A partir da contribuição de diversos povos, o Brasil produziu ao longo de sua história uma enorme diversidade de manifestações culturais. De norte a sul, de leste a oeste, as músicas, a culinária, a literatura, o folclore, o artesanato e outras manifestações expressam toda a multiplicidade cultural do nosso país.

A palavra cultura costuma ser bem vista por todos, e é normalmente associada a valores positivos e elevados que dispensam defesas e justificativas.
A maioria dos homens públicos e das pessoas em geral enxerga a cultura como um determinado tipo de atividade, restrita ao âmbito da produção artística, quando deveríamos ter uma visão mais avançada, percebendo-a como uma determinada esfera da vida social, que abriga as artes e também os hábitos, costumes, tradições, crenças, pois tudo o que diz respeito à vida humana também diz respeito à cultura.

Porém esta visão positiva é quase sempre relativizada ou neutralizada por incompreensões e concepções errôneas acerca da sua verdadeira dimensão, a começar pela ideia equivocada de que a cultura diz respeito a uma certa área da vida social e a determinado setor da ação governamental. A sua importância é desconsiderada em função de outras prioridades e de urgências as mais diversas.

Deduzimos, então, que a cultura é uma construção histórica que reúne o conhecimento e os resultados da experiência humana, por abranger todas as esferas de atividade, das relações sociais às técnicas de produção e trabalho, da moral à religião, da linguagem às artes, dos hábitos e costumes ao imaginário, da ciência à filosofia.

CULTURA E ARTE: Corpo de Baile do Teatro Alfredo Sigwalt é premiado no 6º Festival de Dança: Arte em Movimento

Dia Nacional da Cultura (05/10)/ Foto: Bom Dia SC
Dia Nacional da Cultura (05/10)/ Foto: Bom Dia SC

Assim, os investimentos públicos a ela direcionados, e a própria atividade cultural, não têm por mérito apenas o presumível crescimento espiritual da sociedade, mas se tornaram instrumentos fundamentais do desenvolvimento econômico. Hoje a expansão das forças produtivas se localiza fundamentalmente no setor terciário da economia, ao qual pertencem as atividades culturais, além de ajudar a preencher o tempo ocioso dos jovens.

Desse modo a cultura deixa de ser uma possibilidade e um produto do desenvolvimento, e se torna fator e condição desse desenvolvimento. Louváveis, sob esse aspecto, são os projetos destinados a uma nova concepção de relacionamento para atender a demandas regionais e locais no campo da cultura.

Ao batalharmos desde 2007 pela criação do Conselho Municipal de Cultura e a Casa da Cultura Rogério Sganzerla (que foi finalmente instalada em 14 de dezembro de 2010 e hoje está localizada na frente do Banco do Brasil), estávamos apenas dando continuidade ao sonho de Alfredo Sigwalt.

A sociedade joaçabense desfrutou o privilégio de conviver com o maior e mais importante incentivador dos movimentos culturais da região. O Maestro Alfredo Sigwalt comandou o destino artístico da sociedade por mais de 40 anos, razão da existência do teatro da SCAJHO. Sem ele, culturalmente pouco existiria em Joaçaba e região.

Dia Nacional da Cultura (05/10)/ Foto: Bom Dia SC
Dia Nacional da Cultura (05/10)/ Foto: Bom Dia SC

Teatro Alfredo Sigwalt

O Teatro Alfredo Sigwalt, pela sua imponente arquitetura, impressiona e orgulha a cidade e a região desde sua inauguração, em 2003. Com capacidade para 459 lugares, acústica perfeita e excelente acabamento interno, o teatro recebe o louvor dos visitantes e elogios dos atores, cantores e músicos que nele se apresentam.

A história sobre a cultura de Joaçaba e o povo culto que a cidade abriga comprova-se pela competência e garra que as pessoas possuem. A própria história da cidade conta e canta as suas vitórias através de seus feitos, suas conquistas e o sucesso dos filhos da terra, pois o povo joaçabense é culto, sensível, vive e ama a cultura.

O Teatro é ponto obrigatório de passagem para quem circula por Joaçaba. Construído nas proximidades da Catedral Santa Teresinha, tem ao seu lado a agência central dos Correios, e no outro lado da rua fica a sede da AMMOC (Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense), da GEREI (Gerência da Educação e Inovação) e do CERT, Centro Educacional Roberto Trompowsky, a maior escola do município, além de estar na única rua de acesso ao AMU, Ambulatório Médico de Urgência, com grande afluxo de público. A Avenida é um dos acessos principais para quem chega ou sai da cidade, e agora com a Praça da Catedral revitalizada o Teatro tem ainda maior visibilidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​

Ultimas notícias