Filme Meu tio que me disse, de Vanusa Angelita Ferlin
Filme Meu tio que me disse, de Vanusa Angelita Ferlin

Cinema em casa e de graça

Circuito de Cinema Catarinense para Crianças e Jovens vai até 8/9, tudo online e gratuito

Com seleção incrível de filmes e agenda especial para profissionais da educação, a 9ª edição do Circuito de Cinema Catarinense para Crianças e Jovens começou na segunda-feira (31/) e segue até 8 de setembro. Em 2020 o evento será 100% on-line e aposta na formação e debate sobre audiovisual como recurso educativo. O Coletivo Móbile Educacional abre o ciclo de oficinas de práticas de produção e mediação audiovisual para contextos educativos já a partir das 10h. E a partir das 14h, educação, arte e mídias digitais estarão na pauta das Conversas sobre Cinema e Educação. Toda a programação é gratuita e pode ser acompanhada ao vivo pelos perfis da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis nas redes YouTube e Facebook.

 — O Circuito surgiu do desejo de levar os filmes da Mostra de Cinema Infantil para todo o Estado. Este ano faremos tudo virtualmente. Queremos nutrir os professores sobre esse tema, que tem sido muito necessário neste momento: o audiovisual na sala de aula — afirma a diretora geral do evento, Luiza Lins.

A programação do Circuito foi dividida em três módulos: oficinas de audiovisual para contextos educativos, Conversas sobre Cinema e Educação e, por fim, exibição de filmes catarinenses, com bate-papo sobre cinema para crianças ao final de cada sessão.

Serão seis oficinas no total, sempre no período da manhã, de 31/8 a 4/9 e também no encerramento, dia 8/9. São voltadas aos profissionais da educação que querem se aproximar do universo audiovisual e incorporá-lo às suas práticas educativas. Já no período vespertino, entre 31/8 a 4/9, ocorrem as Conversas sobre Cinema e Educação, que se propõem a trazer para os professores e gestores culturais de Santa Catarina um panorama de projetos inspiradores que acontecem no Brasil nesta área. Tanto as oficinas quanto as conversas terão tradução em LIBRAS (Língua Brasileira dos Sinais).

Especialistas de referência no Brasil, como Cláudia Mogadouro (SP), do Cineclube de Educadores; Marialva Monteiro (RJ), fundadora do CINEDUC – Cinema e Educação; e os paraibanos Felipe Leal e Ana Bárbara Ramos, do projeto Semente Cinematográfica; entre outros, debaterão pautas como educação audiovisual, criação de filmes nas escolas, filmes com e para crianças e Lei 13.006 e a formação de professores estão na programação. 

 Cinema catarinense em destaque

Pela primeira vez, o Circuito apresenta uma seleção pautada na produção de audiovisual catarinense para crianças, com filmes produzidos em Santa Catarina desde 2005 até os dias atuais. Entre os selecionados estão Taí ó, uma aventura na Lagoa (2014), de Mauricio Venturi; O fim da trama, de Patrícia Monegatto (2016); e O resgate (2018), de Arthur Roedel.

As sessões serão transmitidas ao vivo no sábado (5/9), domingo (6/9) e segunda (7/9), das 17h às 19h, sempre pelos perfis da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis no YouTube e Facebook. Serão exibidos 10 curtas-metragens catarinenses, com bate-papo com os realizadores ao final de cada sessão. Vale lembrar que já na abertura, no dia 31, os filmes serão disponibilizados para livre acesso durante o Circuito.  

Curtas nacionais que fizeram sucesso durante as Mostras de Cinema Infantil de Florianópolis ao longo de 18 edições também entraram na seleção. Todos os filmes têm versões com tradução em LIBRAS (Língua Brasileira dos Sinais) e audiodescrição.

 — Acreditamos na força do pertencimento por meio do audiovisual e reconhecemos a importância das crianças verem sua cultura nas telas — afirma Luiza Lins.

A 9ª edição do Circuito tem patrocínio do Prêmio Catarinense de Cinema 2019 – Fundação Catarinense de Cultura/Governo de Santa Catarina e, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do BRDE- Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, da Celesc – Centrais Elétricas de Santa Catarina e da Enercan – Campos Novos Energia S.A. O evento tem apoio institucional da Fecam – Federação Catarinense de Municípios e do IFSC – Instituto Federal de Santa Catarina. A realização é da Lume Produções Culturais e a direção geral de Luiza da Luz Lins. 

Agende-se

Circuito de Cinema Catarinense para Crianças e Jovens
De 31 de agosto a 8 de setembro
100% on-line e gratuito
Certificado para participantes do evento (mínimo 10 horas de participação)
Transmissão ao vivo pelo YouTube e Facebook

Programação

Segunda, 31/8
10h –11h30: Oficina Práticas de produção e mediação audiovisual para contextos educativos – Educação e Tecnologias, com o Coletivo Móbile Educacional 14h – 15h30: Abertura |Apresentação de Luiza Lins, Diretora Geral do Circuito de Cinema Catarinense para Crianças e Jovens Conversas sobre Cinema e Educação | Educação, arte e mídias digitais Convidadas: Sonia Goulart (DF) e Gilka Girardello (SC)

Lançamento dos filmes de curtas-metragens catarinenses no canal do youtube da Mostra de cinema Infantil

Terça, 1/9
10h –11h30: Oficina Práticas de produção e mediação audiovisual para contextos educativos – Linguagem Audiovisual e Roteiro, com o Coletivo Móbile Educacional  14h – 15h30: Conversas sobre Cinema e Educação |Filmes com e para crianças Convidadas: Gabriela Romeu (SP) e Rita da Silva (SC) Relato de experiência: Ally Collaço (SC)

Quarta, 2/9
10h –11h30: Oficina Práticas de produção e mediação audiovisual para contextos educativos – Produção Audiovisual, com o Coletivo Móbile Educacional
14h – 15h30: Conversas sobre Cinema e Educação |A educação audiovisual e a criação de filmes na escola Convidados: Ana Bárbara Ramos e Felipe Leal  (Semente Cinematográfica – PB)
Mediação: Monica Fantin (SC)

Quinta, 3/9
10h –11h30: Oficina Práticas de produção e mediação audiovisual para contextos educativos – Edição de Vídeo, com o Coletivo Móbile Educacional
14h – 15h30: Conversa sobre cinema e educação | Lei 13.006 e a formação de professores Convidadas: Maria Angélica (Programa de Alfabetização Audiovisual – RS) e Cláudia Mogadouro (Cineclube de Educadores-SP) Mediação: José Douglas Santos (SE)

Sexta, 4/9
10h –11h30: Oficina Práticas de produção e mediação audiovisual para contextos educativos – Publicar e Compartilhar, com o Coletivo Móbile Educacional
14h – 15h30: Conversa sobre cinema e educação |Cineclube nas escolas Convidadas: Simone Monteiro (Multirio – RJ) e Marialva Monteiro (Cineduc-RJ) Mediação: Gisely Cesconetto (SC) Relato de experiência: Sandro Cordeiro (UFRN)

Sábado, 5/9
17h – 19h: Sessão online de Curtas Catarinenses
O Mistério do Boi de Mamão, de Luiza Lins (ficção, SC 2005, 13′)
Campeonato de Pescaria, de Luiza Lins e Marco Martins (ficção, SC, 2009, 14′)
Nuvem, de Vanessa Sandre (ficção, SC, 2014, HD, 15′)
Após a sessão: Bate papo sobre cinema infantil com os realizadores Luiza Lins, Marco Martins e Vanessa Sandre.

Domingo, 6/9
17h – 19h – Sessão online de Curtas Catarinenses
Bate papo com os realizadores sobre cinema infantil após a sessão on-line
– Taí ó, uma aventura na Lagoa, de Mauricio Venturi (ficção, SC, 2014, 15′)
– Meu tio que me disse, de Vanusa Angelita Ferlin (SC, ficção, 2015, 9’40”)
– O Sumiço da Coroa, de Marco Martins e Chico Faganello (ficção, SC, 2013, 13′)
O resgate, de Arthur Roedel (SC, ficção, 2018, 12′)
Após a sessão: Bate papo sobre cinema infantil com os realizadores Vanusa Ferlin, Kátia Klock e Arthur Roedel.

Segunda, 7/9
17h – 19h – Sessão online de Curtas Catarinenses
– O Samba daqui, de Melina Curi (ficção, SC, 2014, 15′)
Nham Nham – A criatura, de Lucas de Barros (ficção, SC, 2015, HD, 13′)
O fim da trama, de Patrícia Monegatto (SC, ficção,2016,13′)
Após a sessão: Bate papo sobre cinema infantil com os realizadores Melina Curi, Lucas de Barros e Patrícia Monegatto

Terça, 8/9 – ENCERRAMENTO
10h – 11h30: Oficina Práticas de produção e mediação audiovisual para contextos educativos – Recursos audiovisuais e escola, com o Coletivo Móbile Educacional 
14h – 16h30: Encerramento
Relatos sobre experiências de professores, um de cada uma das seis mesorregiões do Estado Exibição do filme catarinense vencedor

Fonte: Alecrim Conteúdo

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Ultimas notícias