Nascido em Londrina no dia 13 de dezembro de 1960, Wilson Luiz de Macedo se destacou por sua formação acadêmica e por sua visão empreendedora que ajudou a transformar a cidade de Piratuba em um destino turístico de renome conhecido por suas águas termais, localizada no meio oeste catarinense, na região turística Vale dos Imigrantes. Filho de Wilson Loureiro de Macedo e Mafalda Loureiro, único menino de três filhos, Wilson cresceu em um ambiente marcado pela competência administrativa do pai e pela delicadeza das artes plásticas de sua mãe. A família mudou para se Apucarana e, pouco depois, estabeleceu em Maringá, onde seu pai foi Secretário Municipal de Administração.
Com uma sólida formação acadêmica, Wilson formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Maringá, fez pós-graduação, MBA Executivo em Gestão de Negócios, foi professor do curso de Turismo e Administração Hoteleira na UNOESC.
Em 1984, casou-se com Léia Ghizoni, natural de Urubici, SC, cujo a família tinha mudado recentemente para Maringá. Léia formou-se em matemática, biologia e, mais tarde, em turismo e administração hoteleira, tendo o próprio Wilson como professor. Após o casamento, o casal se mudou para Cuiabá para administrar uma fazenda da família de Wilson, retornando posteriormente a Maringá, onde, nasceram suas duas filhas: Ana Lizis, administradora de empresas e Ana Paola, advogada de direito náutico.
A trajetória de Wilson no setor da construção civil o levou a um encontro decisivo com Wirto Schaeffer, um empresário do ramo imobiliário. Em 1993, Wilson recebeu uma proposta para investir na construção de um hotel em Piratuba, uma cidade com águas termais localizada no meio oeste do estado de Santa Catarina. Ao lado da esposa Léia, decididos a explorar as belezas naturais da região, o casal fechou o negócio, assinou o contrato em 31 de julho de 1993 e inaugurou o Thermas Piratuba Park Hotel em 20 de fevereiro de 1998.
Para promover o turismo em Piratuba, Wilson utilizou estratégias inovadoras. Ele contatou a ParanaTur obtendo listas de agências de turismo e foi a campo, visitando cada uma, nas diversas cidades do estado paranaense para oferecer a cidade e o hotel. Com um bom resultado, resolveu procurar também a Santur. Na época, o presidente da Santur, Luiz Moretto Neto, o aconselhou a convidar jornalistas especializados em turismo para conhecer e divulgar a cidade.
Essa abordagem proativa ajudou a estabelecer uma parceria duradoura com a Abrajet (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo) e a promover o hotel como um dos ícones da região do IGR Vale do Contestado (na época) atualmente (IGR Alto Uruguai).
Ao longo do tempo a parceria com a Entidade se solidificou através da relação de amizade com o jornalista Evandro Novak, que já foi presidente da ABRAJET-SC, e atualmente é Presidente da ABRAJET Nacional.
Para Wilson receber os associados da ABRAJET sempre foi gratificante, “são profissionais que sabem divulgar de maneira profissional e correta os destinos visitados e com lisura nas informações”.
O Thermas Piratuba Park Hotel foi um projeto ousado que visava o desenvolvimento turístico e cultural da região. Com um estilo germânico que retrata a cultura e a colonização local, o hotel oferece uma experiência completa aos visitantes, com um restaurante de destaque, o Espaço Jardim Gourmet, que combina sabores regionais com pratos internacionais. O atendimento cordial e hospitaleiro do povo da região e a gastronomia do hotel fazem o diferencial.
Com 28 anos de atuação, o Piratuba Park Hotel enfrentou os desafios impostos pela pandemia, permanecendo fechado por cinco meses, mas mantendo o quadro de funcionários e retornando com força. Localizado a 300 metros do Balneário Termas de Piratuba, o hotel possui 56 apartamentos amplos e confortáveis, todos com banheira e sacada, uma taxa média de ocupação exemplar e uma infraestrutura completa com piscinas internas e externas, espaço wellness, e uma série de outras comodidades, além de uma gastronomia de alto nível.
Além de seu papel como empreendedor, Wilson combinando dedicação, conhecimento técnico com paixão pelo desenvolvimento regional, ocupou posições de destaque na indústria hoteleira. Foi presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC) e da Associação de Turismo Hidrotermal de Santa Catarina (ATHISC). Atualmente, ele atua como Conselheiro da ABIH-SC e como diretor de Economia e Estatística da ABIH Nacional, além de desempenhar um papel importante na Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau.
Com informações da jornalista Cleucimara Santiago, associada da ABRAJET-PR
Coluna: Maely Silva – Jornalista
Presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – ABRAJET-SC
Diretora da Marketing da AFEET – Associação Federativa de Executivas de Empresas de Turismo)