Rota do Enxaimel, roteiro turístico em Pomerode, Santa Catarina
Rota do Enxaimel, roteiro turístico em Pomerode, Santa Catarina

Rota do Enxaimel – Roteiro Turístico em Pomerode

Rota do Enxaimel (Pomerode) é indicada pelo Ministério do Turismo para Melhores Vilas Turísticas do Mundo
Indicação será avaliada pela Organização Mundial do Turismo

A Rota do Enxaimel, roteiro turístico em Pomerode, Santa Catarina, foi um dos três destinos selecionados pelo Ministério do Turismo para representar o Brasil no programa Best Tourism Villages (Melhores Vilas Turísticas) da UNWTO (Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas).
O projeto foi inscrito pela Associação Rota do Enxaimel, entidade formada pelos estabelecimentos turísticos da localidade, e concorreu com diversos destinos do Brasil.

Na seleção, foram considerados aspectos como patrimônio cultural e histórico, Objetivos de Desenvolvimento Social (ODSs) da ONU e atividades rurais e tradicionais na localidade.
A Rota do Enxaimel é uma região em Pomerode tombada como patrimônio paisagístico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e reúne cerca de 50 casas construídas na técnica enxaimel, em uma paisagem considerada típica da imigração alemã, além de diversos atrativos turísticos.

O vice-presidente da associação, Ivan Blumenschein, explica a importância da indicação: “esse reconhecimento pelo Ministério do Turismo corrobora o potencial turístico da Rota do Enxaimel, e traz visibilidade para o destino.”

A associação foi fundada há apenas três meses, mas já conseguiu conquistas importantes, segundo Ivan: “apesar de toda a beleza e história da Rota do Enxaimel, o local não havia se estruturado adequadamente para o turismo, e seguia pouco visitado. Estamos trabalhando para mudar este cenário, e em pouco tempo já criamos um mapa turístico, um site interativo divulgando o patrimônio tombado e os estabelecimentos, e firmamos uma parceria com a VIACREDI (Cooperativa de Crédito) e o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa), para aporte de conhecimento e recursos para estruturação do destino. Os resultados já estão sendo percebidos.”

O objetivo da entidade, além de fomentar atividade econômica, é contribuir para a preservação cultural. “O turismo na região pode oferecer não apenas oportunidades e renda para muitas famílias, mas também sustentação econômica para manter a história e identidade, gerando recursos para que o patrimônio tombado e as tradições sigam preservados por muitos anos”, conclui Ivan.

As outras duas localidades indicadas pelo Ministério do Turismo foram São Bartolomeu (distrito de Ouro Preto – MG) e Alberto Moreira (distrito de Barretos – SP).
A UNWTO avaliará os destinos inscritos pelos países-membros da ONU, e o resultado será divulgado na Assembléia-Geral da entidade, em 24 de Outubro em Marrakesh, Marrocos.

A Rota do Enxaimel pode ser percorrida de carro, bicicleta ou em passeios guiados, e mais informações podem ser obtidas no site da entidade, www.rotadoenxaimel.com.br

Coluna: Evandro Novak – Jornalista
Presidente Nacional da ABRAJET – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo.

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa

Ultimas notícias