No dia 25 de julho o advogado Jatyr Ranzolin Junior, CEO da Ranzolin Propriedade Intelectual, participou da reunião dos associados das ABRAJET’s do Sul, durante a 35ª Encatho & Exprotel que aconteceu em Florianópolis, abordando temas importantes sobre Propriedade Intelectual.
Foram apresentados temas como a importância do registro de marca nacional e internacional, a utilização correta da marca perante o mercado e o formato dos registros junto ao INPI.
O advogado apresentou números sobre o mercado, pois existem aproximadamente 20 milhões de CNPJ no Brasil, porém apenas 2 milhões de marcas estão registradas, mostrando a pouca preocupação e falta de informação da população empresarial com o tema.
Durante o debate, os associados da ABRAJET questionaram sobre a forma correta de utilização da sua marca, onde foi explicado que além do registro da marca, o titular (que pode ser pessoa física ou jurídica) deve utilizar a sua marca tal qual como foi apresentada junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), sob pena da perda da marca.
O advogado explicou ainda que existem processos administrativos que podem tanto proteger quanto anular registros de marca, e que esses processos só podem acontecer junto ao INPI.
Foi explicado que o registro da marca, mesmo sendo o nome das pessoas físicas (registro patronímico) é necessário para evitar que terceiros façam o registro, pois os “blogs”, colunas e programas são marcas e, como tal, devem ser registradas e protegidas, sob pena da perda do direito de uso destas.
Para Maely Silva, Presidente da ABRAJET-SC, anfitriã da reunião, o tema é muito importante e todos os jornalistas devem conhecer melhor o assunto, para poder providências quanto ao registro de suas marcas e até mesmo falar sobre este tema em seus veículos de comunicação, agradeço muito a Vânia Monteiro, Diretora de Marketing da ABRAJET-SC, que articulou a participação do Dr. Jatyr Ranzolin Junior, em nossa reunião para podermos assim debater este importante tema.
A conversa foi muito interessante e produtiva, com a participação ativa da diretoria e associados das ABRAJET’ s do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além da diretoria da ABRAJET Nacional, mostrando o interesse no tema de registros de marcas para profissionalizar ainda mais o trabalho dos jornalistas especializados em turismo.
Texto: Vânia Monteiro – Diretora de Marketing da ABRAJET-SC
Coluna: Maely Silva – Jornalista
Presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – ABRAJET-SC
Diretora de Marketing da AFEET – Associação Federativa de Executivas de Empresas de Turismo