Festa Junina- Foto:Internet
Festa Junina- Foto:Internet

Receitas doces para a Festa junina

O dia de São João chegou e com ele a vontade de saborear as deliciosas comidas típicas de Festa Junina.

Bolo de Milho

Foto:Internet

Ingredientes
4 espigas de milho-verde
meia xícara (chá) de água
meia xícara (chá) de óleo
1 Leite MOÇA® (lata ou caixinha) 395g
3 ovos
1 e meia xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
meia colher (sopa) de açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de preparo
Debulhe o milho, cortando os grãos rente ao sabugo. Em um liquidificador, bata o milho com a água. Passe por uma peneira e retorne o creme de milho no liquidificador. Junte o óleo, o Leite MOÇA e os ovos e bata bem. Em um recipiente, despeje essa mistura, acrescente a farinha de trigo e o fermento em pó e misture bem. Despeje a massa em uma forma redonda de furo central (20 cm de diâmetro) e leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 40 minutos ou até que, espetando um palito na massa, este saia limpo. Espere amornar, desenforme, polvilhe o açúcar de confeiteiro e sirva a seguir.

Cocada branca

Foto:Internet

Ingredientes
2 ½ xícaras (chá) de coco fresco ralado grosso (cerca de 500 g)
1 ½ xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água

Modo de Preparo
Numa panela média, misture o açúcar e a água com a ponta do dedo para não espirrar na lateral da panela – isso evita que a calda queime até atingir o ponto de fio. Leve a panela ao fogo médio e deixe cozinhar sem mexer, por cerca de 20 minutos, até a calda atingir o ponto de fio – para verificar, mergulhe uma colher e levante um pouco da calda, se formar um fio fino entre as gotas, está pronta. Adicione o coco e misture apenas para envolver os flocos com a calda (evite mexer em excesso para não açucarar). Deixe cozinhar por mais 5 minutos em fogo médio, sem mexer. A cocada deve estar bem úmida neste momento. Transfira a cocada (com a calda) para uma tigela e deixe descansar por 5 minutos. Enquanto isso, unte uma assadeira grande com manteiga (se preferir, utilize uma assadeira antiaderente). Com 2 colheres de sobremesa, modele a cocada em queneles e transfira para a assadeira, uma ao lado da outra (se preferir, modele em montinhos para ficar mais rústico). Deixe em temperatura ambiente por cerca de 1 hora ou até as cocadas secarem. Elas ficam durinhas por fora mas ainda úmidas por dentro. Sirva a seguir ou conserve num pote com fechamento hermético por até 1 semana.

Pé de Moleque

Foto:Internet

Ingredientes
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de amendoim sem pele e torrado
1 lata de Leite MOÇA® (lata ou caixinha) 395g

Modo de Preparo
Em uma panela, misture o açúcar e o amendoim e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até o açúcar caramelizar, sem deixar escurecer. Adicione o Leite MOÇA em fio e mexa com colher de cabo longo, por cerca de 15 minutos ou até a massa se desprender do fundo da panela. Unte uma superfície lisa de mármore ou assadeira com manteiga, despeje a mistura e nivele com a ajuda de uma espátula ou rolo de massa. Deixe esfriar e corte em losangos.

Paçoca

Foto:Internet

Ingredientes:
Paçoca soltinha(quadradinha)
1/4 xícara de farinha de mandioca torrada
1 1/2 xícara de amendoim torrado
1/2 xícara de açúcar mascavo
Paçoca enrolada(redondinha)
1 1/2 xícara de amendoim torrado
1/2 xícara de açúcar mascavo
½ xícara de farinha de mandioca torrada

Modo de Preparo:
Paçoca soltinha:
Coloque a farinha de mandioca para torrar em uma frigideira até ficar douradinha. Enquanto isso, torre o amendoim no forno médio por 15 minutos. Descasque-o. Leve o amendoim ao processador junto com o açúcar mascavo e bata. Adicione a farinha de mandioca torrada para dar crocância à mistura e processe mais.
Paçoca enrolada
Coloque o amendoim torrado e ainda quente no processador. Adicione 1/2 xícara de açúcar mascavo e bata até virar uma pasta homogênea.

Maçã do Amor

Foto:Internet

Ingredientes
2 xícaras (chá) de açúcar cristal
1/2 xícara (chá) de groselha
1/2 xícara (chá) de água
2 colheres (sopa) de suco de limão
8 maçãs
Óleo para untar

Modo de preparo
Em uma panela, misture o açúcar com a groselha, a água e o limão. Leve ao fogo baixo, sem mexer, por 10 minutos ou até que ao jogar um pouco da calda em um copo com água fria ela fique dura. Lave e seque as maçãs e espete em palitos de madeira para picolé. Passe as maçãs na calda da panela, coloque em uma superfície, untada e deixe escorrer. Espere esfriar e sirva.

Arroz-doce

Foto:Internet

Ingredientes
1 xícara (chá) de arroz
3 xícaras (chá) de leite
2 xícaras (chá) de água
⅓ de xícara (chá) de açúcar
½ lata de leite condensado
casca de 1 laranja
1 canela em rama
3 cravos-da-índia
1 pitada de sal
canela em pó a gosto para servir

Modo de preparo
Lave bem a casca da laranja sob água corrente e seque. Com o descascador de legumes (ou uma faca de legumes afiada) faça tiras da casca da laranja, com cuidado para não extrair a parte branca – ela pode deixar a receita amarga. Numa panela média misture o leite, com a água, o açúcar e o sal. Junte o arroz, as tira da casca da laranja, a canela e os cravos. Leve ao fogo alto e mexa até começar a ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 20 minutos, mexendo de vez em quando, até o os grãos ficarem macios – nesse momento o preparo ainda deve estar com bastante líquido, pois os grãos continuam absorvendo o caldo enquanto esfriam. Misture o leite condensado e deixe cozinhar por mais 5 minutos para ficar cremoso. Transfira o arroz doce para uma tigela e cubra com filme em contato com o arroz – isso evita a formação de uma película no doce. Deixe amornar antes de levar para a geladeira – o arroz doce fica mais cremoso depois de esfriar. Polvilhe com canela em pó a gosto na hora de servir.

Pipocas Carameladas

Foto:Internet

Ingredientes
1 e meia xícara (chá) de açúcar
meia xícara (chá) de Chocolate em Pó NESTLÉ® DOIS FRADES®
1 xícara (chá) de água
Montagem
10 xícaras (chá) de pipoca
manteiga, para untar

Modo de preparo
Calda
Em uma panela, coloque o açúcar, o Chocolate em Pó NESTLÉ DOIS FRADES e a água. Leve ao fogo para ferver e formar uma calda grossa. Verifique o ponto da calda, colocando um fio da calda em uma xícara (chá) de água fria, que deverá formar uma bala.
Montagem
Coloque a pipoca em um recipiente. Despeje a calda sobre as pipocas, misturando bem para envolver toda a calda na pipoca. Aguarde até que amorne. Com as mãos untadas de manteiga, pegue porções de pipoca ainda morna, molde bolas e coloque em copinhos ou espetadas em palitos grandes.

Fonte: Guia da semana

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Ultimas notícias