No próximo sábado (11) de maio, observadores de aves de todas as regiões do estado de Santa Catarina se mobilizarão para participar de mais uma edição do evento mundial de observação de aves, o “Global Big Day” (Grande Dia Global, em tradução livre).
Leia Também: Como iniciar a observação de aves
Desde 2015, o Global Big Day é organizado pelo Laboratório de Ornitologia de Cornell, dos Estados Unidos, e pessoas de todo o mundo, sejam elas observadoras profissionais ou amadoras, passam o dia observando e registrando o maior número de espécies de aves possível.
Durante essa edição, as Unidades de Conservação Parque Estadual das Araucárias; Parque Estadual Acaraí; Parque Estadual Fritz Plaumann; Parque Estadual Rio Canoas; Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e Parque Estadual da Serra Furada, administradas pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) com o apoio do Governo do estado de Santa Catarina, estarão de portas abertas para receber os observadores de aves interessados em realizar a atividade de observação.
Para o gerente de Áreas Naturais Protegidas do IMA, Filipe Lemser, receber o maior evento mundial de observação de aves é importante para contribuir com a preservação das espécies, além de possibilitar o fomento do uso público e o monitoramento da biodiversidade dentro das unidades de conservação estaduais.
“É uma honra e uma satisfação para nós do IMA receber mais uma edição do Global Big Day em 2024 nas nossas unidades de conservação, e assim, contribuir com a ciência, uma vez que as listas enviadas pelos observadores auxiliam pesquisadores no estudo da distribuição geográfica das espécies, análises sobre migração entre outros dados fundamentais em prol da preservação e conservação desses animais”, destaca Filipe.
No ano de 2023, mais de 3,2 milhões de avistamentos de aves foram realizados em 198 países. Além de aproximar as pessoas da natureza, as observações geradas durante o evento são utilizadas em estudos feitos por pesquisadores para se entender melhor a distribuição e quantidade de indivíduos de cada espécie de ave, auxiliando assim em estratégias de conservação.
A participação de Santa Catarina nas duas últimas edições do evento foi expressiva e permitiu a criação de uma comunidade ativa e crescente de observadores de aves catarinenses interessados em ciência cidadã. Na edição de outubro de 2023, 100 observadores de aves registraram 470 espécies em apenas um dia, incluindo muitas espécies ameaçadas de extinção e raras. Isso equivale a quase 70% de todas as aves já catalogadas em Santa Catarina.
Informações adicionais:
Onde?
Em qualquer lugar dentro do território do Estado de Santa Catarina
Como posso participar?
Crie uma conta na plataforma de ciência cidadã eBird: o eBird é um programa de listas de aves utilizado por milhões de observadores de aves em todo o mundo. Cadastre-se no site https://ebird.org/home (totalmente gratuito do início ao fim).
Aproveite as aves no dia 11 de maio:
É simples assim. Você não precisa ser um especialista em aves ou passar o dia inteiro fora até mesmo 10 minutos de observação de aves em casa contam.
Registre as aves que você vê e ouve no eBird:
Você pode registrar suas observações pelo nosso site ou baixar o aplicativo móvel eBird gratuitamente para facilitar ainda mais o envio das listas. Por favor, registre suas listas antes de 14 de maio para serem incluídas no anúncio de resultados final;
Acompanhe os resultados:
Durante o dia, veja as observações de aves de mais de 200 países em tempo real na nossa página do Global Big Day: https://ebird.org/globalbigday
Mais informações:
Entre na comunidade do WhatsApp “eBird Santa Catarina”, exclusiva para membros com interesse em ciência cidadã e aves de Santa Catarina:
Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC)