Adelcio Machado dos Santos
Adelcio Machado dos Santos

MOTIVAÇÃO – ESTUDO INTRODUTÓRIO I

Nos dias de hoje as pessoassão atacadas com novas tecnologias, cada uma assegurando maior produtividade e ganho no fator tempo. Mas o fato é que o ser humano está cada vez mais sem tempo para o lazer, para a família e para si mesmo.  

O recente cenário competitivo em que as pessoas estão implantadas determina costumes estratégicos por parte de quem quer nele se sustentar.

Este tão desejado diferencial competitivo pode ser resumido nos requisitos de competência técnica; entusiasmo e emoção; paixão e autoconfiança.

A motivação é uma força que se encontra no interior de cada pessoa e que pode estar atrelada a um desejo.

Uma pessoa não pode jamais motivar outra, o que ela pode fazer é estimular a outra.

A probabilidade de o que uma pessoa seguir uma direção de ação desejável para certo fim, está diretamente ligada à força de um anseio próprio da pessoa (BROXADO, 2001).

Destarte, estudar motivação constitui procurar respostas, para perguntas complexas a respeito da natureza humana.

Para identificar a importância das pessoas, do ser humano nas organizações, é necessário compreender os porquês dos procedimentos passados, mas, sobretudo, quando já é admissível prever, modificar ou controlar os comportamentos futuros.

Preleciona Silva (2002, p. 93)

“As pessoas não se motivam se não quiserem, mas podemos e devemos criar um espaço ou clima, onde a maior parte das pessoas poderá se motivar para atingir os seus objetivos pessoais e ajudar a organização a atingir os seus”.

As causas podem ser externos às pessoas, ou internos, decorrentes dos instintos, modo inconsciente, ou dos desejos instituídos, forma consciente.

Por conseguinte, pode-se entender que a motivação é um impulso que vem de dentro, ou seja, que tem suas fontes de energia no interior de cada pessoa.

E os impulsos externos do ambiente são somente condicionantes.

Adelcio Machado dos Santos – Pós-Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Gestão Educacional. Reitor da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp). Advogado (OAB/SC nº 4912), Administrador (CRA/SC nº 21.651) e Jornalista (MTE/SC nº 4155).

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Ultimas notícias