O professor Manoel Jacó Garcia Gimenes, morreu na manhã desta sexta-feira, 27, em um hospital de Curitiba, onde estava internado com problemas de saúde, o professor foi vice-reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e teve papel relevante no processo de gratuidade nas universidades estaduais e na instalação do Hospital Universitário em Maringá.
O professor Jacó teve um trabalho muito importante na área do Turismo. Junto com Wanda Pille, fundou a Rede de Turismo Regional (Retur) em 2003, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), da qual foi Presidente. Em 2015 assumiu a presidência da Paraná Turismo, onde deixou como legado o Masterplan – Paraná Turístico 2016-2026.
Ao longo da vida, recebeu dezenas de homenagens, incluindo o título de Cidadão Benemérito do Paraná, aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado e entregue, em Maringá, em maio de 2008.
Seu trabalho na área do turismo lhe rendeu altos cargos no governo do Estado.
O Governo do Estado do Paraná lamentou a morte de Manoel Jacó Garcia Gimennes, o Professor Jacó, foi um entusiasta do Turismo, tendo significativa trajetória no setor, sempre como incentivador da regionalização do Turismo e da profissionalização na área. Atualmente, ocupava o cargo de diretor de Gestão, Sustentabilidade e Qualificação do Turismo na secretaria estadual de Turismo.
Nascido em Franca, interior de São Paulo, Jacó deixa a mulher, Wanda Pille, e os filhos Emanuel e Maria Henriqueta, além de quatro netos. O corpo será velado em Maringá.
Professor Jacó era Colunista do Jornal Bom Dia Santa Catarina desde 2019, onde escrevia sobre as belezas do Turismo no Estado do Paraná e também por diversas vezes foi entrevistado e atuou como entrevistadoe reporter para a TV Bom Dia SC sempre falando sobre o Turismo que ele era um entusiasta, a Diretoria e Colaboradores do Grupo Bom Dia SC deixam nossas condolências aos famíliares e amigos do Professor Jacó.