8-Guia-de-pesca-Tiao-Pacoca

Mais Paraná no Turismo – legado da RETUR

O Brasil na década de 90, construiu o seu grande marco turístico como país continental, ao implantar com orientação da OMT – Organização Mundial do Turismo o ambicioso PNMT – Programa Nacional de Municipalização do Turismo.
O município de Campo Mourão criou em 1994, o seu CONTur – Conselho Municipal de Turismo, formou seus monitores de Turismo e conquistou o Selo Ouro da Municipalização no Estado do Paraná, no Governo Jaime Lerner.

Carneiro no Buraco  em  Campo Mourão
Carneiro no Buraco  em  Campo Mourão
Sede da Coamo  em Campo Mourão
Sede da Coamo  em Campo Mourão

Os municípios iniciantes no Turismo, como Política Pública de Desenvolvimento, eram verdadeiras ilhas e o isolamento não ajudava em nada a turistificação.

Com a minha vivência de Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico (Indústria, Comércio e Turismo) de Campo Mourão, pude antever ao tempo, o momento do Turismo Regional, pois até então, só se falava em Turismo Internacional e Turismo Nacional.

A vontade de turistificar e a necessidade de aproximar os municípios vizinhos para somar os recursos turísticos e empreendimentos, formou o ambiente propício para que em 15 de maio de 1998, fosse realizado na FECILCAM em Campo Mourão, o Seminário “Rede de Turismo Regional”, onde o palestrante foi Sergio Miguel (in memorian) do Termas de Jurema.

Pousada Parque das Gabirobas em Roncador
Pousada Parque das Gabirobas em Roncador
 Termas de Jurema em Iretama
Termas de Jurema em Iretama

Surgia assim as bases para a futura organização RETUR – Rede de Turismo Regional, como um instrumento que antecedeu ao Programa de Regionalização do Turismo.

Os trabalhos visionários tiveram como campo de semeadura, a formação de Agentes de Desenvolvimento pelo Turismo, oferecidos pela UEM -Universidade Estadual de Maringá, no período de 2002 a 2004, com cursos práticos, que tiveram sede itinerante nos municípios de Diamante do Norte, Marilena, Porto Rico e Terra Rica, formando 107 lideranças.

Na crença que o Turismo Regional   seria a estratégia para o interior do Paraná, a RETUR, foi institucionalizada em 2003, em Maringá e passou a ser uma Usina de Projetos, iniciando pelo Projeto Costa Rica, inspirador da marca Litoral das Águas Doces – rios Paraná e Paranapanema, com praias naturais em ilhas.

Praia da Carioca em Porto Rico
Praia da Carioca em Porto Rico
Tião Paçoca – guia de pesca em Querência do Norte
Tião Paçoca – guia de pesca em Querência do Norte

Com este currículo em turistificação, a RETUR assumiu em 2007, com a Paraná Turismo / MTur, a missão de ser a IGR – Instância de Governança Regional da região Noroeste do Paraná, composta pelas microrregiões de Maringá, Campo Mourão, Umuarama e Paranavaí, tendo sido a RETUR, a idealizadora da marca Corredores das Águas.

Durante 15 anos, a RETUR semeou o Turismo neste vasto território (um dos maiores do Brasil em termos de Regionalização de Turismo), movendo municípios, transformando vidas, criando alternativas e colorindo turisticamente o território, com o melhor de cada localidade.

 Portal Redução Jesuítica em Santo Inácio
Portal Redução Jesuítica em Santo Inácio
Pórtico Redução Jesuítica em Itaguajé
Pórtico Redução Jesuítica em Itaguajé

Com os aprendizados no noroeste do Paraná, a RETUR inovou com o projeto CIM – Conhecimento, Inteligência e Mercado, com ações estratégicas no Sudoeste do Paraná, integrando Municípios e Associações Comerciais, com suporte de Instituições Cooperativas Financeiras.

Com a filosofia de inovações, a RETUR criou e implantou o conceito de Nucleação, onde os municípios vizinhos puderam se agrupar e somar com a identidade da vizinhança regional. Dos núcleos estruturados foi possível em 2022, a Paraná Turismo/CEPATUR realizar o desmembramento em cinco outras Regiões Turísticas.

Shopping Master em Cianorte – Turismo de Compras
Shopping Master em Cianorte – Turismo de Compras
Maringá – cidade árvore do mundo (ONU)
Maringá – cidade árvore do mundo (ONU)

Com uma rica história e caminhadas exitosas, recolocou a RETUR em outro patamar com reposicionamento institucional – estratégico e a partir de 2023, ano de seu Jubileu de Prata, a focar os eixos Memória do Turismo, Cultura do Turismo, Rede Empresarial e Comunicação do Turismo, atuando em diversos pontos do Paraná.

Comemorando o seu Jubileu de Prata – 25 anos, neste novo ciclo, a RETUR tem especial interesse na grande parceria com a UEM-Universidade Estadual de Maringá, para desenvolver produtos com base acadêmica associados a negócios, explorando o Capital Estratégico do Turismo. Um polo de inovação que trará grandes contribuições ao Estado do Paraná, na formação de pessoas, em extensão, graduação e pós graduação.

Para selar o reconhecimento de nossa organização como pioneira e fomentadora do desenvolvimento pelo Turismo Regional, recebemos a distinção da Presidência de Honra da II Conferência Municipal de Turismo de Maringá, realizada de 17 a 19 de abril de 2023.

Turismo Nipo Brasileiro na II Conferência de Turismo de Maringá
Turismo Nipo Brasileiro na II Conferência de Turismo de Maringá

Jacó Gimennes, 70 anos, Fundador da RETUR, Presidiu a Paraná Turismo, dedica-se a Cultura do Desenvolvimento pelo Turismo e Coordena o Instituto Prosperare

www.retur.com.br

www.turismoregional.com.br

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa

Ultimas notícias