O Brasil na década de 90, construiu o seu grande marco turístico como país continental, ao implantar com orientação da OMT – Organização Mundial do Turismo o ambicioso PNMT – Programa Nacional de Municipalização do Turismo.
O município de Campo Mourão criou em 1994, o seu CONTur – Conselho Municipal de Turismo, formou seus monitores de Turismo e conquistou o Selo Ouro da Municipalização no Estado do Paraná, no Governo Jaime Lerner.
Os municípios iniciantes no Turismo, como Política Pública de Desenvolvimento, eram verdadeiras ilhas e o isolamento não ajudava em nada a turistificação.
Com a minha vivência de Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico (Indústria, Comércio e Turismo) de Campo Mourão, pude antever ao tempo, o momento do Turismo Regional, pois até então, só se falava em Turismo Internacional e Turismo Nacional.
A vontade de turistificar e a necessidade de aproximar os municípios vizinhos para somar os recursos turísticos e empreendimentos, formou o ambiente propício para que em 15 de maio de 1998, fosse realizado na FECILCAM em Campo Mourão, o Seminário “Rede de Turismo Regional”, onde o palestrante foi Sergio Miguel (in memorian) do Termas de Jurema.
Surgia assim as bases para a futura organização RETUR – Rede de Turismo Regional, como um instrumento que antecedeu ao Programa de Regionalização do Turismo.
Os trabalhos visionários tiveram como campo de semeadura, a formação de Agentes de Desenvolvimento pelo Turismo, oferecidos pela UEM -Universidade Estadual de Maringá, no período de 2002 a 2004, com cursos práticos, que tiveram sede itinerante nos municípios de Diamante do Norte, Marilena, Porto Rico e Terra Rica, formando 107 lideranças.
Na crença que o Turismo Regional seria a estratégia para o interior do Paraná, a RETUR, foi institucionalizada em 2003, em Maringá e passou a ser uma Usina de Projetos, iniciando pelo Projeto Costa Rica, inspirador da marca Litoral das Águas Doces – rios Paraná e Paranapanema, com praias naturais em ilhas.
Com este currículo em turistificação, a RETUR assumiu em 2007, com a Paraná Turismo / MTur, a missão de ser a IGR – Instância de Governança Regional da região Noroeste do Paraná, composta pelas microrregiões de Maringá, Campo Mourão, Umuarama e Paranavaí, tendo sido a RETUR, a idealizadora da marca Corredores das Águas.
Durante 15 anos, a RETUR semeou o Turismo neste vasto território (um dos maiores do Brasil em termos de Regionalização de Turismo), movendo municípios, transformando vidas, criando alternativas e colorindo turisticamente o território, com o melhor de cada localidade.
Com os aprendizados no noroeste do Paraná, a RETUR inovou com o projeto CIM – Conhecimento, Inteligência e Mercado, com ações estratégicas no Sudoeste do Paraná, integrando Municípios e Associações Comerciais, com suporte de Instituições Cooperativas Financeiras.
Com a filosofia de inovações, a RETUR criou e implantou o conceito de Nucleação, onde os municípios vizinhos puderam se agrupar e somar com a identidade da vizinhança regional. Dos núcleos estruturados foi possível em 2022, a Paraná Turismo/CEPATUR realizar o desmembramento em cinco outras Regiões Turísticas.
Com uma rica história e caminhadas exitosas, recolocou a RETUR em outro patamar com reposicionamento institucional – estratégico e a partir de 2023, ano de seu Jubileu de Prata, a focar os eixos Memória do Turismo, Cultura do Turismo, Rede Empresarial e Comunicação do Turismo, atuando em diversos pontos do Paraná.
Comemorando o seu Jubileu de Prata – 25 anos, neste novo ciclo, a RETUR tem especial interesse na grande parceria com a UEM-Universidade Estadual de Maringá, para desenvolver produtos com base acadêmica associados a negócios, explorando o Capital Estratégico do Turismo. Um polo de inovação que trará grandes contribuições ao Estado do Paraná, na formação de pessoas, em extensão, graduação e pós graduação.
Para selar o reconhecimento de nossa organização como pioneira e fomentadora do desenvolvimento pelo Turismo Regional, recebemos a distinção da Presidência de Honra da II Conferência Municipal de Turismo de Maringá, realizada de 17 a 19 de abril de 2023.
Jacó Gimennes, 70 anos, Fundador da RETUR, Presidiu a Paraná Turismo, dedica-se a Cultura do Desenvolvimento pelo Turismo e Coordena o Instituto Prosperare