O Fórum Ibero-Americano de Jornalistas de Turismo (FIPETUR), integrado pelas principais associações de imprensa especializada da América Latina e da Espanha, se reunirá de 28 a 31 de agosto no Uruguai, onde realizará sua assembleia geral eletiva e emitirá uma declaração de compromisso com a promoção do desenvolvimento sustentável do turismo.
TURISMO: Fipetur presente no bem sucedido Festuris 2022
A reunião convocada pelo Comitê Executivo da FIPETUR, é organizada pelo Círculo de Jornalistas de Turismo do Uruguai (CIPETUR), com o apoio do Ministério do Turismo do Uruguai, governos departamentais, diversas instituições públicas e privadas, bem como empresas de referência do setor.
O jornalista dominicano Luis José Chávez, presidente do Fórum Ibero-Americano de Jornalistas de Turismo (FIPETUR), informou que o evento reunirá representantes da imprensa turística da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Peru, República Dominicana e Uruguai.
Explicou que a convocação da assembléia geral e o respectivo programa foram validados pela Diretoria da FIPETUR, que emitiu um voto de confiança e reconhecimento à sua primeira vice-presidente e presidente da CIPETUR, María Shaw, pelo notável esforço realizado para realizar out realizou o encontro no Uruguai.
Chávez, que concluirá seu segundo mandato à frente da FIPETUR, agradeceu o apoio recebido por meio da CIPETUR, do Ministro do Turismo do Uruguai, Tabaré Viera; vice-ministro Remo Monzeglio; o diretor geral Ignacio Curbelo e o diretor nacional de Turismo Roque Baudean, bem como as diretorias de turismo dos Municípios de Colônia, Canelones, Maldonado e Montevidéu.
Da mesma forma, valorizou o apoio da Câmara Uruguaia de Turismo, da Associação Turística do Departamento de Colônia; da Associação Turística de Canelones; a Mesa e Destino Punta del Este; a Associação de Turismo de Montevidéu; de outras instituições nacionais e departamentais, públicas e privadas, bem como das empresas que colaboram activamente para aquele que será um encontro muito importante para o mundo do turismo, adiantou que dia a dia se vão acrescentando actividades de apoio ao evento.
O encontro no Uruguai é o segundo evento internacional da FIPETUR após a passagem da pandemia de Covid-19. O primeiro aconteceu na comunidade turística de Punta Cana, em maio de 2022, no âmbito do “Dominican Annual Tourism Exchange” (DATE), da Associação Nacional de Hotéis e Turismo (ASONAHORES).
A Assembleia no Uruguai será realizada em três instâncias. A sessão inaugural e o ato eleitoral serão realizados na Comarca Las Liebres, em Colônia do Sacramento. A segunda será no Enjoy Punta del Este Casino & Resort, e a de encerramento, da qual sairá a “Declaração do Uruguai”-, no Edifício
Inteligente Descubrí Montevideo, sede da Divisão de Turismo da capital uruguaia
Entre os delegados confirmados estão o presidente e secretário-geral da FIPETUR, o dominicano Luis José Chávez e o argentino Fernando Milo; além dos presidentes da ABRAJET-Brasil, Evandro Novak; ACOPET-Colômbia, Astrid González Nariño; ADOMPRETUR-República Dominicana,
Yenny Polanco Lovera; APTUR-Chile, Dalma Díaz Pinto; CIPTURBOL-Bolívia, Jorge Amonzabel; FEPET-Espanha, Mariano Palacín; PRENSATUR-Peru, Sara Torres; e o delegado do Equador, Guido Calderón. A anfitriã é María Shaw, presidente da CIPETUR-Uruguai e primeira vice-presidente da FIPETUR. O presidente da APPTUR-Panamá, Hernán Posada, e a delegada do México, Carla Galíndez, não foram confirmados por questões de agenda.
Sobre o Fórum Ibero-Americano de Jornalistas de Turismo
O Fórum Ibero-Americano de Jornalistas de Turismo (FIPETUR) foi criado para estimular a integração e articulação dos jornalistas e comunicadores de turismo ibero-americanos, através de entidades nacionais, para o reconhecimento desta especialidade jornalística como fator transcendente para a divulgação e promoção do turismo sustentável. desenvolvimento do turismo nos países representados.
É composto pelas seguintes entidades jornalísticas: ABRAJET – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo; ACOPET – Associação Colombiana de Jornalistas e Escritores de Turismo; ADOMPRETUR – Associação Dominicana de Imprensa Turística, Inc.; APPTUR – Associação Panamenha de Imprensa e Turismo; APTUR – Associação de Jornalistas de Turismo do Chile; CIPETUR – Círculo de Jornalistas de Turismo do Uruguai; CIPTURBOL – Círculo de Imprensa do Turismo da Bolívia; FEPET – Federação Espanhola de Jornalistas e Escritores de Turismo e PRENSATUR – Imprensa Turística do Peru. Também é formado por delegados da Argentina, Equador e México, com a tarefa de promover a criação de associações de imprensa de turismo em seus respectivos países.
Fonte: María Shaw, presidente da CIPETUR-Uruguai
Coluna: Evandro Novak – Jornalista
Presidente Nacional da ABRAJET – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo
Vice-presidente de Relações Internacional da FIPETUR – Forum Iberoamericano de Periodistas de Turismo