Roberto Porto Simões – Um senhor acadêmico de relações públicas, segundo Adelcio Machado dos Santos
Roberto Porto Simões – Um senhor acadêmico de relações públicas, segundo Adelcio Machado dos Santos

Educação Infantil – Política Social

A educação infantil surge no Brasil no final do século XIX, através da criação das creches, em virtude do processo de industrialização e urbanização do país.

A partir da Constituição Federal de 1988 ela passou a ser definida como um direito da criança, um dever do Estado e uma opção da família. Entretanto, muitas vezes, a creche é concebida como uma instituição substituta da família, sendo que deveria ser compreendida como um ambiente de socialização diverso do familiar que o complementa.

A creche deve possibilitar o desenvolvimento da criança, além de prestar cuidados físicos, criando condições para o seu desenvolvimento cognitivo, simbólico, social e emocional.

educação infantil não pode ser entendida tão somente como sinônimo de preparação profissional ou garantia de um futuro promissor, mas deve oferecer essencialmente a oportunidade para que a criança não fique às margens da sociedade, possibilitando a manutenção de todas as suas funções críticas aguçadas.

Em suma, não basta a garantia constitucional, pois é necessário ainda ampliar o número de creches existentes de forma a atender à demanda pela educação de crianças de zero a seis anos nessas instituições.

Da mesma forma, é essencial garantir um atendimento de qualidade e isso só é possível por meio de uma formação adequada para os educadores, na qual a prática específica constitui um lugar de aprendizagem e de construção do pensamento prático. Também a proposta pedagógica precisa considerar o conjunto de fatores que interagem na instituição de educação infantil, incluindo pais, funcionários, educadores e a comunidade local.

A educação infantil tem se tornado cada vez mais importante dentro da sociedade atual, como complemento essencial da educação adquirida dentro do âmbito familiar. Em sociedade capitalista, na qual se exige cada vez mais do trabalhador, muitas vezes, a educação da criança em seus primeiros anos de vida acaba sendo relegada por completo às instituições de educação infantil.

Finalmente, não pairam dúvidas de que a educação infantil se constitui em relevante política social que o Estado Brasileiro efetua.

Leia Também: Sistema Nacional de Avaliação e Educação Superior (SINAES) – 20 anos de sucesso

Prof. Dr. Adelcio Machado dos Santos
Jornalista (MT/SC 4155)

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa

Ultimas notícias