Objetivo do novo projeto é implementar estratégias de combate ao crime em toda a cadeia de serviços das viagens corporativas
Em um evento virtual, com transmissão ao vivo no canal do YouTube da Childhood Brasil, a Rainha Silvia da Suécia, fundadora da Childhood, apresentou o projeto piloto “Viagens Corporativas”, que tem como foco implementar estratégias de impacto em toda a cadeia de serviços das viagens corporativas. Na ocasião, também foi lançada a campanha “Vai Viajar? Ligue o Radar”, que alerta sobre a importância de todos estarem atentos e denunciarem caso presenciem ou suspeitem de alguma situação de exploração sexual de crianças e adolescentes.
Essa iniciativa é financiada pela Carlson Family Foundation e parceria da Atlantica Hospitality International, CWT Brasil, Gerdau e Movida, que estão implantando as metodologias em suas estruturas internas.
Alinhado às diretrizes globais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) – que entre suas metas visa erradicar todas as formas de violência, exploração sexual, abuso, tortura e tráfico contra crianças e adolescentes – o propósito da iniciativa é ratificar o compromisso do setor privado de comunicar e promover a educação continuada dos colaboradores, fornecedores e clientes das viagens corporativas, para que todos os envolvidos na cadeia de serviços saibam como proteger e denunciar casos, assim como orientar sobre outros temas relacionados à proteção da infância.
Estudos globais reconhecem que as viagens realizadas a trabalho, chamadas de turismo de negócios, configuram um setor extremamente vulnerável à exploração sexual de crianças e adolescentes, e o setor privado tem um papel fundamental de atuação na prevenção e enfrentamento dessa grave violação dos direitos humanos.
Todas as ações do projeto estão sustentadas em uma visão de impacto positivo e transformação sustentável do ecossistema de viagens corporativas, permitindo que as empresas possam efetivamente tornar a proteção de crianças e adolescentes um valor inegociável para o seu comércio e contribuindo para uma sociedade em que crianças e adolescentes cresçam livres de violências e tenham seu desenvolvimento garantido.
A partir de 2023, essa nova frente de atuação ampliará as soluções oferecidas às empresas participantes do Programa Na Mão Certa e abrirá um canal de relacionamento com as empresas que atuam na cadeia de serviços de viagens corporativas.
AFEET e ABRAJET apoiam projeto de Childhood Brasil
A AFEET Brasil (Associação Federativa de Executivas de Empresas Turísticas) e os jornalistas profissionais de Turismo associados à ABRAJET Nacional (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo) também defendem a luta pelo combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no Turismo e apoiam a Childhood Brasil , bem como o Código de Conduta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo, iniciativas do Ministério do Turismo e Instituto Federal de Brasília (IFB).
Sobre a Childhood Brasil
A Childhood Brasil é uma organização brasileira que faz parte da World Childhood Foundation, instituição internacional criada em 1999 pela Rainha Silvia da Suécia. O seu foco de atuação é a proteção da infância e adolescência contra o abuso e a exploração sexual. A organização se tornou referência no país pois já desenvolveu e apoiou projetos que vêm transformando a realidade da infância brasileira vulnerável à violência, dando visibilidade e dimensão ao problema, implantando soluções efetivas adotadas por setores empresariais, serviços públicos e educando a sociedade em geral. Para mais informações, acesse o site.
Jornalistas Neneca Campos e Maely Silva – Associadas da ABRAJET e AFEET Brasil
Coluna: Evandro Novak – Jornalista
Presidente Nacional da ABRAJET – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo
Vice-presidente de Relações Internacional da FIPETUR – Forum Iberoamericano de Periodistas de Turismo