O final de semana foi de concentração de baleias-francas, ao menos 10 pares de mães e filhas circularam na Praia da Gamboa.
Segundo o Instituto Australis, do projeto Franca Austral, a Gamboa foi o local onde as baleias ficaram em maior número. Há relatos de que até 20 pares estiveram no local nos últimos dias.
O local escolhido para o acasalamento e berçário das baleias-francas fica no Sul de Santa Catarina. Imbituba, especialmente a praia de Ibiraquera, e em Garopaba o local escolhido por elas é a Praia da Gamboa. Esses locais são os preferidos dos mamíferos gigantes, devido a vários fatores, em especial as enseadas com águas calmas, limpas e na temperatura perfeita.
Famílias de baleias-francas, ainda em extinção, fazem dessas praias o seu local de morada por alguns meses. Elas partem da Antártida rumo ao sul do Brasil. Em Santa Catarina o momento mágico tem enchido os olhos dos amantes da natureza. O balé das baleias-francas e sua temporada reprodutiva vai de julho a novembro.
O Projeto Franca Austral, constituído por um grupo de pesquisadores apaixonados, monitora e estuda os animais, além de trabalhar arduamente para a preservação das espécies.
Nas imagens, gravadas nesta temporada, podemos verificar inúmeras baleias, em duplas de mães e filhas, e até quartetos.
De fato, nesta gravação pudemos conferir que havia inúmeras pares de mães e seus gigantes filhotes.
Imagens: Ricardo Wegrzynovski
Coluna: Evandro Novak – Jornalista
Presidente Nacional da ABRAJET – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo.