Machadinho Thermas Resort SPA tem potencial para Observação de Aves
Na região norte do Rio Grande do Sul, na cidade de Machadinho, estivemos observando aves no Machadinho Thermas Resort SPA e redondezas. Além dos atrativos principais do Resort, é possível também passar bons momentos observando as aves na área do Resort, tanto nos gramados como na área de mata existente no local e nas áreas próximas.
Visitamos o resort nos primeiros dias do mês de julho, na estação do inverno, quando a atividade das aves é bem menor, e também quando várias espécies migraram para o norte, em busca de um clima mais quente. Por isso, a expectativa não era de ver muitas espécies, que com certeza, no verão são muito mais abundantes. Mas, mesmo assim, pudemos identificar mais de 20 espécies em uma rápida circulada para observação.
Nas dependências externas do hotel, chamou atenção a algazarra das curicacas, no amanhecer e também no anoitecer, quando elas se movimentavam nas araucárias na borda do terreno do hotel, para se acomodarem ou saírem das araucárias, onde ficam seus dormitórios e ninhos. Também no amanhecer, várias graúnas (pássaro preto também confundido com chupim), que usam algumas áreas da edificação para dormirem, promoviam um belo canto com seus silvos.
Nos gramados do hotel facilmente se encontram o joão-de-barro, o sabiá-do-campo, o tico-tico e outras espécies. Perto do lago, avistamos o frango-d ’água e a garça-branca-pequena.
No total, identificamos mais de vinte espécies de diferentes aves, dentre as quais conseguimos registrar fotos da maioria destas espécies.
A lista das espécies que encontramos:
Avoante
Andorinha-pequena-de-casa
Sabiá-do-campo
Tico-tico
Juriti-gemedeira
Curicaca
Canário-da-terra
João-de-barro
Caturrita
Graúna ou pássaro preto
Gavião Carijó
Carcará
Asa-de-telha
Chupim-do-brejo
Cardeal
Pica-pau-do-campo
Quero-quero
Observador de aves