A Afeet Brasil (Associação Federativa de Executivas de Empresas de Turismo) é composta por mulheres empresárias e executivas da indústria do turismo, e o grupo tem seu olhar voltado para a comunidade promovendo diversas iniciativas sociais buscando um “turismo responsável e seguro”.
Entre os dias 5 e 8 de outubro, em Montevideo e Punta del Este, no Uruguai, a entidade brasileira participou do XXXVIII Congresso Internacional FIASEET 2022, presidida por Rosanna Leticia Fustagno. Foi o primeiro encontro de mulheres executivas depois da pandemia da Covid-19.
Com o tema “Turismo Sustentável-Um olhar desde a resiliência”, cerca de 80 mulheres vindas da Argentina, Chile, Brasil, Peru, Paraguai e Espanha compartilharam suas experiências e debateram um tema super atual que busca conciliar a atividade do turismo com a preservação do meio ambiente e das condições locais onde o turismo acontece.
Representando o Brasil, estavam presentes do Congresso as gaúchas Rosane Ávila, Vera Pinho, Jussara Leite e Neneca Campos.
Uma das constatações do encontro, foi que as empresas de turismo tiveram que se adaptar a um “novo turismo” e encontrar novas ferramentas de trabalho para oferecer viagens mais seguras, adaptando-se às mudanças do mercado e, principalmente, de quem compra pacotes para viagens.
Rosane Ávila, Vice Presidente da AFFET Brasil diz que “poder discutir, portanto, sobre a consciência turística e ambiental, a importância da hospitalidade, o sentido do pertencer e boas práticas para atrair visitantes, com a experiência dos outros países foi muito interessante, porque pudemos conhecer o que executivas de outros países estão fazendo para manter suas atividades”.
No decorrer do Congresso vários outros temas chamaram a atenção como Turismo de reuniões enfocado na sustentabilidade visando não só o lucro da empresária, mas deixando legado para a comunidade; Empoderamento feminino, tema que não poderia deixar de ser abordado uma vez que todas integram uma federação composta somente de mulheres; Estratégias para a reativação turística depois da pandemia enfocando práticas para deixar o turismo mais seguro e confiante ao turista.
Não foi deixado de lado o turismo inclusivo, que tem crescido muito em todo o mundo, assunto que tocou de perto a delegação brasileira porque uma das participantes, Vera Pinho é casada com um portador de necessidades especiais. Ao final dos debates, segundo Vera – “nos fez pensar se realmente entendemos o que significa a palavra acessibilidade e se realmente podemos oferecer um turismo acessível para todos na sua forma mais ampla”.
E a delegação brasileira retornou do Congresso Internacional sabendo que ainda existe um longo caminho para percorrer para se alcançar a excelência e que para isso a Afeet Brasil planeja desenvolver um trabalho de pesquisa e conscientização junto aos órgãos competentes como também em toda a cadeia que envolve o turismo.
Foi um Congresso onde todos os detalhes, desde o acolhimento da Afeet Uruguai, representada por sua Presidente Maria Ofélia Somma, os passeios e a gastronomia, mostraram que as executivas de turismo estão conquistando seu espaço nessa indústria.
A Afeet Brasil faz parte da Federação Internacional de Associações de Executivas de Empresas de Turismo desde 1983.
Com informações de Neneca Campos e Rosane Ávila
Texto: Maely Silva, Associada da AFEET Brasil