Acessibilidade no turismo: uma prática fundamental de inclusão no turismo
Acessibilidade no turismo: uma prática fundamental de inclusão no turismo/Foto: Internet

Acessibilidade no turismo: uma prática fundamental de inclusão no turismo

O turismo é uma atividade transversal democrática que é capaz de fornecer oportunidades de desenvolvimento sustentável tanto para a área econômica  quanto para a área social. Possui uma alta capacidade de gerar empregos, distribuir renda, captar divisas e proporcionar a melhoria da qualidade de vida de bases comunitárias. O turismo também é atualmente, a área que mais fortalece a manutenção da identidade cultural de destinos turísticos. Porém, podemos afirmar que falta ainda ao turismo ampliar o atendimento a uma parcela que corresponde a 6,2% da população (de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) – as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Por um Turismo mais acessível

A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização das Nações Unidas orienta que os países adotem medidas que assegurem o acesso em igualdade de oportunidade ao meio físico, ao transporte, à informação e à comunicação. Desta maneira, os governos devem reconhecer e aplicar o direito a todos ao usufruto de infraestruturas e equipamentos culturais e turísticos públicos e privados, proporcionando assim, o exercício pleno da cidadania.

A acessibilidade no turismo é caracterizada por práticas que promovam o acesso fácil, seguro e com autonomia para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A inclusão é gerada com os acessos facilitados para a utilização dos serviços e produtos e equipamentos turísticos com segurança e autonomia às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Programa Turismo acessível

O Ministério do Turismo possui um programa específico de turismo acessível desde 2012. O Programa Turismo Acessível se constitui em um conjunto de ações para promover a inclusão social e o acesso de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida à atividade turística. o programa vai ao encontro de ações e iniciativas do Governo Federal que procuram defender e garantir com dignidade, participação integral, inclusão na sociedade, e a equidade de oportunidades a todas para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida estendendo-se também para as atividades turísticas.  O Programa Turismo Acessível é direcionado aos gestores públicos e privados, profissionais da linha de frente do turismo, empreendimentos turísticos, destinos turísticos e pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida (turistas e não turistas).

Acesse as cartilhas do Programa Turismo Acessível.

Recentemente, no mês de fevereiro, o Ministério do Turismo iniciou uma pesquisa para mapear empresas brasileiras que oferecem produtos e serviços com alternativas de acessibilidade. A iniciativa é uma parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) para potencializar a construção de políticas públicas às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A pesquisa irá gerar um banco de dados e mapeamento das informações sobre empresas que ofertam serviços e produtos com alternativas de acessibilidade na área turística em todo o país.

O trabalho está sendo realizado em duas etapas (a primeira um questionário para análise quantitativa dos dados, e a segunda reuniões com pontos focais nos meses de fevereiro e março de 2023) A construção do banco de dados dará visibilidade às ofertas no âmbito do turismo para quem tem deficiência ou mobilidade reduzida.

CLIQUE AQUI para participar da iniciativa do Ministério do Turismo para promover o turismo acessível no Brasil.

Boas práticas do Turismo Acessível em SC

Em Santa Catarina encontramos algumas ações que merecem divulgação para servirem de exemplo para multiplicação de boas práticas a serem seguidas como turismo de inclusão.

O primeiro exemplo são os Passeios Plurais oferecido pelo Sesc SC para democratizar o acesso ao turismo a grupos de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. O Projeto Passeios Plurais foi criado e idealizado pelo Departamento Regional na área de Programação Social do Sesc SC e conta com a parceria do Departamento Nacional do Sesc. O objetivo é desenvolver e promover o turismo de forma mais acessível e inclusiva para pessoas com algum tipo de deficiência ou redução de mobilidade. Com o Projeto Passeios Plurais o Sesc SC promove a igualdade de oportunidades, o exercício da cidadania e a inclusão social com atividades turísticas. O último Passeio Plural aconteceu em dezembro de 2022 em Laguna no percurso do Roteiro Paisagem Cultural – Um Passeio pela História de Laguna. O Roteiro Paisagem Cultural tem como objetivo valorizar o patrimônio material e imaterial lagunense, proporcionando ao turismo uma imersão cultural através da contemplação e leitura visual do conjunto arquitetônico de valor histórico e artístico. Na ocasião, os participantes com deficiência visual (cegos ou com baixa visão) tiveram audiodescrição e os surdos interpretação para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) dos dados históricos, folclóricos e artísticos da cidade de Laguna. O Projeto Passeios Plurais é uma prévia e um bom exemplo do que pode ser aplicado a outros destinos turísticos.

O Sesc SC tem a intenção de lançar a programação dos Passeios Plurais em outros destinos e está aberto a parcerias institucionais e grupos com interesse em turismo de acessibilidade. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail: turismosocial@sesc-sc.com.br  ou pelo telefone (48) 3251-4848 com a sugestão de programação e de destino.

Outro exemplo primoroso são as cadeiras anfíbias que garantem acessibilidade e diversão pelo banho em praias, rios ou lagoas para pessoas com mobilidade reduzida. O Projeto Praia Acessível iniciou em 2013 por iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), e atualmente dispõe de 150 cadeiras de rodas anfíbias e 19 mil estrados, distribuídos nos balneários catarinenses. O Projeto Praia Acessível configura-se como a maior iniciativa do gênero no Brasil. 

Para mais informações, acesse aqui

O projeto Passeios Plurais será ofertado pelo Sesc SC exclusivamente para grupos

Outro projeto muito interessante e exemplar para o turismo inclusão, porém do estado de São Paulo, é o Montanha para Todos. O engenheiro e montanhista Guilherme Cordeiro desenvolveu uma cadeira de rodas adaptada para a sua esposa Juliana Tozzi, que possui mobilidade reduzida, para o acompanhá-lo nas suas incursões de turismo de aventura. A cadeira nomeada Julietti é uma cadeira de rodas especialmente desenvolvida para a prática do montanhismo e pode ser encontrada em 40 pontos pelo Brasil. Em Santa Catarina a Cadeira Julietti pode ser encontrada nos municípios de Blumenau, Bom Retiro, Campo Alegre e Joinville.

As boas práticas de acessibilidade garantem condições dignas de vida e a plena participação na sociedade para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A garantia de igualdade e oportunidade a todas as pessoas conduz a cidadania plena para o patamar que preconiza a inclusão e acessibilidade como exemplos a serem seguidos por todas as áreas. Cabe ao turismo catarinense continuar seguindo e ampliando as ofertas turísticas com acessibilidade e inclusão.

Fonte: Observatório do Turismo SC

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa

Ultimas notícias