No início da década de 1980, ainda quando era só uma ideia, o jornalista, Mauro Pires (jornal O Estado), jamais poderia imaginar que o seu sonho se tornaria realidade, e muito menos dimensionar o sucesso e a abrangência do que se tornaria um dia, a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – ABRAJET – Seccional de Santa Catarina poderia alcançar no cenário nacional.
– E foi, literalmente, com pompa e circunstância que a entidade foi fundada, em 14 de março de 1983, numa memorável solenidade no auditório principal do Hotel Castelmar, em Florianópolis.
– Presença maciça de autoridades e convidados dos setores de turismo, hotelaria e gastronomia, jamais vista num evento do gênero.
– Nessa data, nascia a entidade formada por um grupo de peso no jornalismo de Santa Catarina, consagrando o prestígio que o pequeno grande jornalista, Mauro Pires, desfrutava no meio jornalístico e na sociedade local.
– Tanto, que um dos ilustres convidados que marcou presença ao ato solene, foi nada mais, nada menos que o governador Espeiridião Amin (1983-1986), além de jornalistas, convidados especiais dos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, secretários de Estado, deputados federais e estaduais, diretores e membros do Santa Catarina Convention & Visitors Bureau, da Abrasel e da ABIH.
Homenagem da ALESC nos 25 anos da Entidade
Depois de uma grande jornada de trabalho em prol da divulgação do turismo de Santa Catarina, e na busca de se consolidar como entidade representativa do setor, o deputado Jorginho Melo, então presidente da Assembleia Legislativa, teve sua proposição aprovada, e no dia 29 de setembro daquele ano, promoveu Sessão Especial do legislativo, em homenagem aos 25 anos da Abrajet-SC, completados no dia 14 de março de 2009.
O presidente da Abrajet Nacional, jornalista, Carlos Magnavita disse que Mauro Pires, “foi arrojado e visionário, ao desenvolver um trabalho que se sobresaiu, realizado através de ações em prol do turismo que trouxeram credibilidade nacional”.
Magnavitta disse ainda que, por “estar na Casa do Povo”, era um momento passível de reflexão sobre o papel da imprensa especializada, bem como a missão que a entidade presidida por ele se propõe. Por fim, destacou Santa Catarina como um case de sucesso no turismo. “Porque aqui existe vontade política”, resumiu.
Na mesma linha, o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, comentou o grande apoio que tem recebido dos veículos de comunicação que divulgam o turismo em Santa Cararina, enfatizando que a Abrajet tem se mostrado uma grande parceira, assim como o trade turístico.
– Na ocasião o primeiro presidente da entidade, jornalista, Mauro Pires, foi representado pelo seu filho, Guilherme Pires, que recebeu o diploma em nome da família. – No ato também foram homenageados, o presidente da Abrajet Nacional, jornalista, Carlos Magnavita; o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel; o deputado federal Edinho Bez (PMDB-SC), membro da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados; o Presidente da Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux, João Luiz dos Santos Moreira; o Presidente da Santur, Valdir Walendowsky, e os jornalistas, Moacir Benvenutti, Presidente do Conselho Deliberativo Abrajet-SC; os Ex-presidentes da Abrajet-SC, Zeni do Amaral Rates, Alberto Gonçalves de Souza e Manoel Timóteo de Oliveira.
A ABRAJET Santa Catarina ao longo destes 40 anos continua sendo uma referência no Brasil, através de seus associados, jornalistas especializados em Turismo, sendo uma das mais atuantes do Brasil. Foi a anfitriã dos últimos Congressos Nacionais da Entidade, em 2019 em Urubici e em 2022 em Joinville, e atualmente o Presidente Nacional da entidade, é de Santa Catarina jornalista Evandro Novak.
Em homangem aos 40 anos da Abrajet/SC, a presidente da entidade, jornalista Maely Silva, encaminhou a seguinte mensagem
Texto: Jornalista Lúcio Colombo, associado Abrajet-SC