Todos nós brasileiros sabemos que as Festas Juninas são um dos mais fortes atrativos da cultura da região Norte e Nordeste do Brasil e no Tocantins não é diferente
Palmas é a capital do estado do Tocantins, localizada na Região Norte do Brasil. Banhada por um dos principais rios do estado, o Rio Tocantins, a cidade é a mais jovem capital brasileira, tendo sido fundada em 1989.
O movimento junino de Palmas nasceu incentivado pelo Arraiá da Capital, festa organizada pela Prefeitura Municipal de Palmas desde 1993, com o intuito de resgatar a tradição das quadrilhas juninas e promover o encontro desses grupos, dispersos naquela época pela ausência de atrativos e equipamentos culturais.
O Tradicional do Arraiá da Capital, a maior festa popular de Palmas, com danças típicas, comidas regionais e muita animação, é realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Cultural de Palmas (FCP), em parceria com a Federação de Quadrilhas Juninas do Tocantins (Fequajuto). O evento tem como atração principal o concurso de quadrilhas, em que as juninas da Capital disputam entre si o título de vencedora, atraiu aproximadamente 60 mil pessoas nos cinco dias de festa, movimentoando a economia do município e a cadeia do Turismo.
A abertura da festança aconteceu, sob o luar do Cerrrado, na noite de quarta-feira, 19 de junho, o Arraiá da Capital 2024, uma celebração cheia de energia e tradição, o ponto alto da noite foi a escolha da nova rainha dos festejos, Ysmir Ribeiro, da Matutos da Noite. Cada junina trouxe para arena um universo de magia.
Este ano, Ysmir Ribeiro com sua beleza e simpatia dominou o público e conquistou os jurados, trazendo em sua apresentação e em seu figurino a lenda da indomável fera do sertão, o boi que vira mulher. “Foram seis meses de preparação, o adereço da cabeça (a face de um boi) e essa roupa vieram de Macapá. Estou muito feliz de poder estar nessa arena calorosa e maravilhosa” disse a rainha escolhida nesta edição que ficará com o título até o próximo ano.
Para primeira princesa venceu Ariane Moura, da Cafundó do Brejo. O título de segunda princesa foi para Ana Paula Santos, da junina São João das Palmas. Enquanto as candidatas a rainha se apresentavam na Arena Central, o Coreto do Forró fervia com o arrasta-pé animado de Augustinho do Acordeon e Lenilton Braga, que mostraram todo o potencial dos artistas regionais, animando o público ao som da sanfona.
ABRAJET prestigiou o Arraiá
A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – ABRAJET, prestigiou a escolha da Rainha e Princesas do Arraiá da Capital, uma das atividades que os membros do Conselho Nacional da Entidade participaram em sua visita ao município de Palmas. Jornalistas de Piauí, Pará, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Maranhão, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco e do Tocantins se encantaram com as apresentações, segundo Evandro Novak Presidente Nacional da ABRAJET, “Tocantins é um destino encantador por sua cultura, belezas e tradições, para os jornalistas especializados em Turismo, o Arraiá da Capital foi um momento único de muita alegria e descontração”, além de uma portunidade ímpar deste tão grandioso evento ser ainda mais conhecido através da divulgação que será feita pelos jornalistas presentes em seus veiculos de comunicação de todo o Brasil.
Coluna: Maely Silva – Jornalista
Presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – ABRAJET-SC
Diretora da Marketing da AFEET – Associação Federativa de Executivas de Empresas de Turismo)