Atendendo a uma emenda parlamentar do deputado Ivan Naatz (PV) que integra uma das três comissões que avaliam o projeto de reforma administrativa do governo de SC, a Santur passará a ser vinculada diretamente ao gabinete do governador e não mais à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável como previa a reforma.
Segundo o parlamentar essa medida concede um status completamente diferente para o turismo do estado que passa a ser tratado diretamente pelo governador Carlos Moisés e a Santur, sem nenhum intermediário de qualquer outra secretaria. "Isso me deixa muito feliz porque a gente tira o "e" do negócio que sempre dificultava o trabalho da pasta. A vinculação ao gabinete do governador permite que o Turismo tenha uma atenção e um caráter diferenciado no planejamento e na execução das ações deste setor que tem a capacidade de gerar empregos e distribuir renda como nenhum outro na nossa economia", explica o deputado que também preside a comissao de turismo e meio ambiente da assembleia legislativa.
O Projeto de Lei Complementar foi analisado pelas comissões de Constituição e Justiça; de Finanças e Tributação; e de Trabalho, Administração e Serviço Público. A emenda foi aprovada pela comissao especial e inserida ao projeto global que deve ser votado na próxima semana no plenário da casa . A proposta do governo foi encaminha à Alesc no dia 25 de março prevendo a extinção de 2.054 cargos comissionados e funções de confiança, estimando uma economia de R$ 124,3 milhões por ano aos cofres públicos.
A versão final do parecer deve ser disponibilizada ainda nesta quinta (16).