A Superintendente da Receita Federal na 9ª Região Fiscal, Cláudia Regina Leão do Nascimento Thomaz, esteve em Joaçaba nesta última quarta-feira (18/08) para cumprir agenda de compromissos na Delegacia da Receita Federal de Joaçaba. É a maior autoridade do órgão nos estados de Paraná e Santa Catarina, que compreendem a 9ª Região Fiscal. Entre os objetivos da visita, estava a assinatura de um Acordo de Cooperação com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, com o objetivo de intensificar a destinação de veículos classificados como sucata para as ações de capacitação em resgate veicular.
A cerimônia contou com a participação do Secretário de Segurança Pública do Estado, Coronel Charles Alexandre Vieira. Ele ressaltou a importância do trabalho de resgate veicular, que diariamente salva vidas em acidentes automobilísticos. Para que possam estar habilitados a realizar os procedimentos de desencarceramento de vítimas, os bombeiros precisam de treinamentos que envolvem técnicas de alta complexidade. Daí a necessidade das sucatas, que serão utilizadas nas ações de capacitação. Em Chapecó, está sendo concluída a construção do maior complexo de resgate veicular da América Latina, o chamado CIRC (Centro de Inovação em Resgate Veicular e Saúde), para onde serão canalizadas as destinações de sucata.
O convênio foi articulado pela Delegacia da Receita Federal em Joaçaba, mas terá abrangência para todas as unidades do órgão nos estados do Paraná e Santa Catarina. A previsão é do fornecimento de, no mínimo, cem unidades de sucatas de automóveis, motocicletas e caminhões por ano.
O Delegado da Receita Federal em Joaçaba, Mauro Batista Neto, ressaltou que a iniciativa é importante para ambos os órgãos. Por um lado, dinamiza o fluxo de saída de veículos dos Depósitos da Receita Federal. Por outro, faz com que o Corpo de Bombeiros garanta um contingente suficiente de insumos, sem a necessidade de adquirir sucatas no mercado, o que representa economia para os cofres públicos. E o mais importante: aumenta a eficiência do serviço que garante a vida de diversos cidadãos.
Em sua passagem por Joaçaba, a Superintendente também falou sobre o forte trabalho de apreensão de vinhos importados irregularmente, destacando a importância de intensificar as operações na região, que é rota de contrabandistas para o litoral e para outros Estados. Por fim, comentou o papel de responsabilidade social da Receita Federal na destinação de veículos e mercadorias a órgãos públicos e entidades filantrópicas. Somente em 2021, foram 110 destinações para diversos municípios do oeste catarinense, com valor de mercado que supera a marca de R$ 5 milhões.
A DRF-Joaçaba aproveitou a presença da Superintendente para prestar uma homenagem ao servidor Lirio Boller, que faleceu recentemente por complicações da COVID-19. Esteve presente a viúva do servidor, June Boller. Foi um momento de emoção entre os colegas, porém com boas lembranças de grandes momentos vividos.
Fonte: Assessoria de Imprensa