A inauguração da nova sede do Sindicato Rural de Joaçaba, no meio-oeste catarinense, aconteceu durante a reunião regional da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc)
O evento reuniu dirigentes das entidades sindicais da região nesta quinta-feira (22), no novo espaço, que conta com estrutura ampla, confortável e moderna para aperfeiçoar ainda mais o atendimento ao produtor rural.
O presidente do Sindicato Rural de Joaçaba e vice-presidente da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, apresentou a nova estrutura e fez uma homenagem ao líder José Zeferino Pedrozo ao descerrar a fita do auditório batizado com seu nome. “É uma coincidência feliz reunirmos as lideranças da região e sermos recebidos na nova sede do Sindicato Rural – local onde também foi o começo de minha caminhada dentro do Sistema Sindical Rural na década de 80”, assinalou o presidente Pedrozo.
O dirigente comentou, ainda, sobre a importância das reuniões para fortalecer a representatividade da classe rural e para a busca de políticas públicas que atendam as necessidades das diferentes regiões do estado.
Entre os destaques da pauta no encontro em Joaçaba estiveram o diferenciado status sanitário catarinense, o Plano Safra, o Programa Novilho Precoce e a busca de medidas para evitar a inadimplência no pagamento aos pecuaristas que comercializam nas feiras.
Também foram abordados assuntos como a segurança no meio rural, a Formação Profissional Rural, a Promoção Social, a Assistência Técnica e Gerencial, o apoio do setor produtivo catarinense aos produtores do Rio Grande do Sul, o crescimento das feiras e eventos em Joaçaba, entre outras ações que visam promover o desenvolvimento do setor produtivo.
Estiveram presentes na reunião o vice-presidente de secretaria da Faesc Enori Barbieri e o vice-presidente de finanças Antônio Marcos Pagani de Souza, que destacaram a relevância dos encontros regionais e valorizaram a nova estrutura do Sindicato Rural de Joaçaba.
Clemerson Argenton Pedrozo expressou o orgulho em apresentar a nova sede do Sindicato Rural e destacou que representa um avanço importante para fortalecer a atuação na região. “Queremos o desenvolvimento do setor agropecuário e entendemos que oferecer um espaço estruturado para atender as necessidades do produtor representa um passo importante para atingirmos nosso objetivo”.
Programa Novilho Precoce
Assim como na reunião regional de Lages, realizada nesta quarta-feira (21), o Programa Novilho Precoce também foi apresentado no encontro de Joaçaba. A iniciativa foi abordada pela médica veterinária responsável pelo programa e coordenadora estadual de Inspeção de Abatedouros Frigoríficos de Ruminantes na Cidasc, Flávia Klein.
“A intenção é divulgar essa iniciativa pública do estado, criada em 1993, para estimular os produtores a enviarem animais ao abate com até 30 meses. Há um potencial expressivo no estado e, por isso, é fundamental que o produtor tenha conhecimento sobre essa iniciativa”, ressaltou Flávia.
Por fim, a coordenadora do programa realçou a importância do Novilho Precoce ao mencionar que viabiliza a atividade pecuária com aumento da produtividade; reduz o déficit de carne bovina no estado; promove o aumento do emprego no meio rural; gera renda ao produtor; melhora a qualidade da carne ofertada com a redução da idade de abate, entre outros benefícios.
Fonte: MB Comunicação