Dezembro Vermelho marca o mês da campanha mundial de combate à Aids
Para que este mês possa ser usado como uma ferramenta contra o preconceito em torno do tema, os profissionais de Saúde e a Pastoral da AIDS de Pinheiro Preto, realizou ações para mobilização da comunidade, com o intuito de trazer informações e ações de prevenção.
No dia 01 de dezembro, foi disponibilizado uma ação na Unidade de Saúde com exames de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, além de uma conversa com os pacientes sobre a importância de derrubar o estigma sobre a doença e sensibilizar a comunidade sobre os avanços na medicina para tratamento e expectativa de vida dos pacientes soro positivos.
A ação da Saúde foi complementar a Missa de Celebração, realizada na Igreja Matriz, que teve por objetivo rezar por aqueles que tiveram suas vidas ceifadas pelo vírus do HIV e rezar pedindo fortalecimento e encorajamento para aqueles que convivem com a doença.
Todas as pessoas diagnosticadas com HIV têm direito a iniciar o tratamento com os medicamentos antirretrovirais, imediatamente, e, assim, poupar o seu sistema imunológico.
A UBS continua a disposição dos munícipes, disponibilizando testes rápidos e encaminhamento de pacientes que desejam aderir ao tratamento.
Fonte: Ascom Prefeitura de Pinheiro Preto