A febre amarela (FA) é uma doença infecciosa viral aguda
A febre amarela (FA) é uma doença infecciosa viral aguda

Pinheiro Preto intensifica vacinação da população contra a Febre Amarela

A única forma de se proteger é através da vacinação. Uma única dose é suficiente por toda a vida

A febre amarela (FA) é uma doença infecciosa viral aguda, transmitida atualmente por mosquitos de áreas silvestres. A sua importância epidemiológica advém do elevado potencial de gravidade da doença, com 15 a 60% das pessoas acometidas evoluindo para as formas graves.

No ano de 2019, o estado de Santa Catarina registrou a presença e a expansão do vírus em território, com dois (02) óbitos humanos pela doença nos municípios de Joinville e Itaiópolis e três (03) epizootias em PNH positivas para Febre Amarela em Joinville (01), Garuva (01) e Indaial (01).

Com base em estudos de avaliação de risco, que vem sendo realizadas pela vigilância epidemiológica de Santa Catarina em conjunto com os estados do RS, PR e SP, o vírus está percorrendo o litoral catarinense e se expandindo para todas as regiões de saúde com fragmentos de Mata Atlântica. As características ambientais do deslocamento da doença são conhecidas principalmente a partir da notificação e georreferenciamento de mortes e adoecimentos de Primatas Não Humanos (PNH-macacos).

VACINAÇÃO

A febre amarela é uma doença grave, transmitida por mosquitos em áreas silvestres e próximas de matas. A única forma de se proteger é através da vacinação. Uma única dose é suficiente por toda a vida.  Por isso, todas as pessoas maiores de 9 meses e que ainda não tomaram a vacina, precisam procurar o quanto antes uma unidade de saúde para garantir a imunização”, ressalta.

AÇÕES DE COMBATE À FEBRE AMARELA

DIA 06/08/2019 – A VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA MUNICIPAL, COORDENAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA MUNICIPAL E OS VETERINÁRIOS DA PREFEITURA MUNICIPAL E CIDASC PARTICIPARAM DE REUNIÃO TÉCNICA EM VIDEIRA COM ORIENTAÇÕES DA DIVE – SC SOBRE MONITORAMENTO DA CIRCULAÇÃO DO VÍRUS NO ESTADO E VIGILÂNCIA DAS EPIZOOTIAS EM PNH.

DIA 16/08/2019 – CAPACITAÇÃO SOBRE FEBRE AMARELA PARA AS AGENTES COMUNITÁRIAS DE SAÚDE.

DIA 21/08/2019 (QUARTA-FEIRA) – APÓS A MISSA DAS 19h SERÁ REALIZADA VACINAÇÃO EM UMA SALA CEDIDA PELA PARÓQUIA.

DIA 24/08/2019 (SÁBADO) – MANHÃ ( 8h às 11h30min) e de TARDE (13h às 16h30min)

SERÁ REALIZADA A   ATUALIZAÇÃO DO CADASTRO MUNICIPAL – CARTEIRINHA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO.  Neste dia, os usuários deverão comparecer e apresentar os documentos pessoais cartão do sus, identidade, CPF, comprovante de endereço e carteirinha de vacinas.

NA OPORTUNIDADE A SALA DE VACINA ESTARÁ FUNCIONANDO PARA VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AMARELA E DEMAIS VACINAS DE ROTINA.

Fonte: ASCOM – Joaçaba

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Ultimas notícias