Município de Pinheiro Preto completou 60 anos de Emancipação Político-Administrativa
Pinheiro Preto emancipou-se no dia 19 de maio de 1962, sua colonização iniciou nos primeiros anos do século XX. Em 1919 foi plantada a primeira parreira, e fabricado o primeiro vinho catarinense já em 1923, o município está localizado no Vale dos Imigrantes e faz parte da Rota da Amizade.
No ano de 2002, o município que conta com 18 vinícolas e é responsável por mais de 50% da produção de vinho do estado, recebeu o titulo de Capital Catarinense do Vinho.
Pinheiro Preto cresceu ao longo da ferrovia e do rio, ocupando as terras no vale entre as montanhas. Suas ruas floridas e acidentadas remetem a uma vila italiana. Com cerca de 3.000 habitantes, o município está localizado no Vale dos Imigrantes, faz parte da Rota da Amizade e integra o roteiro Vale da Uva e do Vinho, junto com as cidades de Tangará e Videira.
Além da vitivinicultura, o município hoje conta com sua economia fortemente baseada na agricultura destacando-se a suinocultura, avicultura e pecuária de leite, além da fruticultura onde temos um alto referencial de qualidade com a produção de: pêssego, nectaria e ameixa.
Uma extensa e variada programação aconteceu durante o mês de maio para comemorar a data.
Parabéns Pinheiro Preto!
Leia Também: Em agosto teremos Carnaval em Joaçaba