Em dias de inverno intenso, pomares de frutas de caroço são congeladas
Esta segunda-feira (26), foi marcada por um início de manhã congelante no meio oeste catarinense, o amanhecer foi de tirar o fôlego e bater os queixos na Villaggio Di Frutta em Fraiburgo, onde o dia iniciou com temperaturas de (-2,75°C) e imagens cinematográficas, encantando os olhos e aquecendo os corações dos apaixonados por vivenciar uma experiência visual única.
TURISMO: 43 anos do Hotel Renar – Uma história de sonhos
Com essas temperaturas negativas, os campos ficaram cobertos de geada e nas propriedades rurais, os pomares ficaram congelados, formando as estalactites. Essa fina camada de gelo se forma ao ativar o sistema de irrigação na madrugada e é uma espécie de “manta protetora” das plantas. Essa técnica é mais eficaz em regiões com invernos rigorosos e com a ocorrência de geadas tardias.
A técnica de irrigação por aspersão, cria uma camada congelada em volta das flores e dos frutos, protegendo contra queimaduras e rompimento da pele devido as temperaturas negativas.
Jeferson Argenton, Engenheiro Agrônomo e proprietário da Villaggio Di Frutta, um paraíso localizado na Região Turística Vale dos Imigrantes, em Fraiburgo, fala sobre esta técnica que é usada em sua propriedade.
Essa técnica forma uma camada de gelo ao redor da planta, para proteger e manter uma temperatura próxima de 0 ºC, servindo como um tampão e prevenindo a queima do fruto devido as temperaturas negativas.
Deve-se manter a irrigação constante durante todo o período em que a temperatura do ar estiver abaixo de 0 ºC, para que a planta consiga manter a temperatura evitando que o tecido congele e se rompa. Literalmente a planta fica congelada, realizando um isolamento de frio com uma camada de gelo. Assim protegendo as flores e frutos.
“Usamos o sistema de combate à geada através da água, por intermédio de sistemas de irrigação, onde já é consolidada a sua eficiência, para mantermos a temperatura no pomar a zero grau. Mantemos a essa temperatura, as células não se rompem, por mais que as temperaturas fora do pomar esteja a menos 2, menos 3 graus, como foi o caso desse episódio de geada de hoje de manhã.
Nós ligamos o sistema quando a temperatura cai a meio grau positivo ou zero grau, dependendo da condição do pomar, da localização do pomar e do sistema de irrigação do produtor, e desligamos após o pleno descongelamento das plantas.
Então, nesse episódio que tivemos de geada hoje, nós ligamos o sistema à meia-noite e desligamos às 9 horas da manhã. Tivemos sucesso, tivemos êxito no trabalho e graças ao sistema de irrigação nós conseguimos manter a temperatura em uma condição que não causasse dano nas frutas, garantindo a nossa safra e produzindo frutas de boa qualidade”..
Villaggio Di Frutta
A Villaggio Di Frutta fica na linha Brasília, no interior de Fraiburgo, com 146 hectares, a propriedade tem entre suas atividades, a cultura de diversas de frutas de caroço como pêssego, nectarina e ameixa, além do caqui e a tradicional maçã, e esta esperando a sua visita que pode ser agendada através da Maçã Tur pelo telefone (49) 99933308, você também pode apreciar belas paisagens em sua visita região Turística da Rota da Amizade no Vale dos Imigrantes.
E não esqueça que o melhor local para se Hospedar em sua estadia em Fraibrugo conhecida como Terra da Maçã é o Hotel Renar.