O custo da obra no Aeroporto está orçada em 16,3 milhões
A convite do vereador Vilmar Zílio (MDB), o superintendente do Aeroporto de Joaçaba, Eglon Buraseska, esteve na Tribuna Popular da Câmara para apresentar detalhes da obra de ampliação da pista que está em andamento. De acordo com Buraseska, a obra contempla a reforma e ampliação da pista de pouso e decolagem da taxiway e do pátio de estacionamento das aeronaves, implantação de drenagem, sinalização, balizamento noturno e equipamentos de navegação aérea.
A obra tem um custo de 16,3 milhões (dezesseis milhões e trezentos mil reais) e os recursos são oriundos do Fundo Nacional de Aviação Civil, repassados ao governo do Estado. A pista está tendo a sua largura aumentada de 18 para 30 metros e foi projetada para, por exemplo, aeronave modelo ATR-42. As obras devem ser concluídas antes do final de 2022.
O superintendente disse que a prefeitura de Joaçaba tem um projeto para um novo terminal de embarque e novo saguão, para o qual a administração está em busca de recursos. Ressaltou ainda que a atual administração tem mantido contato com diversas empresas aéreas, apresentando o novo aeroporto e buscando parcerias para a retomada dos voos. Os vereadores fizeram diversos questionamentos e demonstraram preocupação em relação as negociações para que o aeroporto volte a operar. Já que, a retomada dos voos depende do interesse das empresas aéreas e demanda da população. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Jorge Luiz Dresch, acompanhou a vinda do superintendente à Casa Legislativa.
Fonte: Assessoria de Imprensa Câmara de Vereadores
Leia Também: Sopelsa viabiliza audiência que libera recursos para Joaçaba