O município de Joaçaba avança, de forma significativa, na elaboração de políticas públicas voltadas para o seu desenvolvimento por meio de uma nova matriz econômica com foco na geração de negócios inovadores. A Lei da Zona Franca de Inovação é um exemplo desta realidade ao oportunizar aos empreendedores um ambiente legal para avançarem nas suas ideias inovadoras e ainda contarem com o apoio da administração municipal.
O grande avanço da Zona Franca de Inovação é desburocratizar o processo de instalação de novos negócios possibilitando que novos empreendimentos, com foco na inovação, consigam ser instalado em qualquer lugar do município, seja na área urbana ou rural.
O prefeito de Joaçaba, Dioclésio Ragnini, disse que a Zona Franca de Inovação é um dos avanços propostos na modernização da legislação municipal. “O município de Joaçaba vive hoje um momento muito diferente daquele que estava a algum tempo. Estamos trabalhando de forma intensa na modernização das leis, criação de incentivos e oportunidades tornando a burocracia pública a mais simples possível oportunizando novos empreendimentos para a nossa cidade gerando empregos de valor agregado e mantendo nossa excelente qualidade de vida”, afirmou Ragnini
O secretário de desenvolvimento econômico de Joaçaba, Michel Ávila, apresentou o projeto para empreendedores durante encontro na ACIOC e abordou a importância da legislação. “Agradeço ao prefeito, Dioclésio Ragnini, e a presidente da Câmara de Vereadores, Disnéia de Marco, pela colaboração estratégica na aprovação desta lei que torna o município de Joaçaba mais acessível e com grandes oportunidades de gerar negócios oferecendo uma nova matriz econômica para o nosso desenvolvimento”, afirmou.
O presidente do Inovale, Fábio Lazzarotti, também comemorou a aprovação da Zona Franca de Inovação. “Acreditamos que o desenvolvimento do município de Joaçaba e da região poderá ter um novo impulso por meio dos incentivos à inovação e tecnologia com foco na criação de novos empreendimentos no Vale do Rio do Peixe gerando oportunidades, retenção de talentos e riquezas para os nossos municípios. Por esse motivo, o Polo Inovale agradece ao município de Joaçaba por acreditar no mesmo propósito e entende que a Zona Franca de Inovação é um grande diferencial e será uma influência positiva para o desenvolvimento de Joaçaba e região”, explicou.
Eduardo Freiberger, presidente da ACIOC, também avaliou positivamente a nova legislação apresentada. “Enquanto Associação Empresarial entendemos que a desburocratização da legislação em favor da instalação de novos negócios para a nossa cidade e região é um fator determinante em prol do desenvolvimento regional. Neste sentido, parabenizamos a Administração de Joaçaba pela ousadia e por acreditar que a inovação e a tecnologia são fatores decisivos para o desenvolvimento dos nossos negócios”, explicou.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Acioc