Mais um passo importante para fortalecer ainda mais o desfile das escolas de samba e também o carnaval de Joaçaba foi dado nesta terça-feira (20/03). Por intermédio do Poder Legislativo de Joaçaba, representantes da Liga das Escolas de Samba – LIESJHO e vereadores, entre eles o presidente da Câmara Diego Bairros e o vereador Alcione Marchezini, estiveram na secretaria de Estado do Turismo com a secretária Catiane Seif.
O grupo fez a solicitação de recursos para o evento de 2026 e falou ainda sobre pendências relacionadas a prestações de contas de anos anteriores. “Joaçaba recebeu recentemente o título de Capital Catarinense do Carnaval. Devemos honrar ainda mais este evento, zelar cada vez mais por seriedade, comprometimento e profissionalismo pois, sabemos de sua importância para economia local e regional”, reiterou o presidente Diego.

“O presidente da LIESJHO, Jorge Zamoner, expressou otimismo em relação ao apoio da Setur-SC para o Carnaval de Joaçaba, destacando a importância dos recursos para fortalecer o evento, garantir a qualidade dos desfiles, a segurança do público e a divulgação em nível estadual, nacional e até mesmo internacionalmente”
Catiane Seif, Secretária de Estado do Turismo de Santa Catarina, fala que é muito importante para Santa Catarina que o Carnaval de Joaçaba seja impulsionado e cada vez mais reconhecido. O governador Jorginho Mello, por meio da SETUR, está fazendo o possível para que o evento cresça e se consolide como um atrativo nacional e internacional.
História
A história do Carnaval em Joaçaba tem origem por volta de 1930. De acordo com as pesquisas do jornalista João Paulo Dantas, foi o baiano Manoel de Oliveira Lins quem trouxe o costume dos blocos carnavalescos para o município, com o surgimento do “Bando da Lua”, que desfilava com uma bateria pelas ruas da cidade.

Desfile das Escolas de Samba iniciou na década de 70
Já o tradicional desfile das escolas de samba surgiu no fim da década de 1970 com a união dos blocos de carnaval que criaram a primeira agremiação: a Vale Samba, em 1979. Depois, em 1981, surge a Unidos do Herval — única representante hervalense no espetáculo. Mais de uma década depois, em 1994 nasce a Cruzeiro do Sul que, mais tarde, passa a se chamar Aliança, escola que encerrou as atividades em 2020. A Acadêmicos do Grande Vale é a mais recente, surgiu em 2012.

Capital Catarinense do Carnaval
O governador fez a entrega do Decreto que consolida Joaçaba como Capital Catarinense do Carnaval, no sábado dia 01/03, em Joaçaba na primeira noite dos Desfiles das Escolas, a sanção feita pelo Governador Jorginho Mello da Lei Nº 19.126, de 13 de dezembro de 2024, que declara Joaçaba como a Capital Catarinense do Carnaval (Lei de autoria do Deputado Estadual Marcos Vieira).
Com informações da Assessoria de Imprensa Câmara de Vereadores
Leia Também:

https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina