A plataforma de geoprocessamento contará com várias funcionalidades
A plataforma de geoprocessamento contará com várias funcionalidades

Joaçaba implanta nova ferramenta digital para facilitar o acesso às informações Geoespaciais do Município

A prefeitura de Joaçaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação em conjunto com a Secretaria de Gestão Administrativa e Financeira, através dos setores de Planejamento Urbano, Cadastro Imobiliário e de Informática, estão lançando o sistema de Geoprocessamento em ambiente “WEB”, que é uma ferramenta “online”  que contém toda a base cartográfica, cadastro técnico multifinalitário (de diversas finalidades) com integração com as informações geográficas locais. A ferramenta desenvolvida pela empresa Geodados e com auditoria dos setores técnicos da Prefeitura, estará disponível para acesso a partir desta quarta-feira (7) no link (http://geo.joacaba.sc.gov.br:15123/ ) em fase experimental.

A plataforma de geoprocessamento contará com várias funcionalidades, entre elas: visualização de “ortofotos” digitais coloridas obtidas pelos levantamentos aerofotogramétricos, imagens aéreas de satélite “webservices” da Bing, Google e SIGSC, infraestrutura urbana, geração de mapas temáticos com o banco de dados disponibilizado, itinerários de coleta de lixo, rede de energia elétrica, rede coletora de esgoto, rede de abastecimento de água, redes da Celesc e Eletrosul, entre outros.

Após essa fase inicial de testes, será disponibilizado um manual para usuário bem como incluída novas ferramentas como: Consultas Prévias de Núcleo Urbano Consolidado; de Atividade Econômica, para o Licenciamento de Obras e Construções; para parcelamento do solo, entre outras.

Além das ferramentas de acesso à população, o sistema também consta com ferramentas de suporte à diversos setores da prefeitura, como planejamento urbano, fiscalização, cadastro imobiliário, saúde, educação entre outros, inclusive com possibilidade de criação dos mais variados aplicativos “mobile”. Também busca-se plena integração com as bases de geoprocessamento com a base de dados tributária e de cadastro imobiliário para deixar as informações mais dinâmicas e transparentes.

De acordo com o Secretário de Administração e Finanças, Michel Carlesso Ávila, esse é mais um passo dado para a transformação de Joaçaba em uma Cidade inteligente. “A implantação dessa ferramenta vem ao encontro com a compatibilização das políticas públicas com a Carta Brasileira para Cidades Inteligentes. Em resumo, essa ferramenta vai trazer de forma rápida e intuitiva informações importantes para diversos setores da sociedade, como a indústria da construção civil, áreas de planejamento urbano, área acadêmica, investidores, empreendedores, corretores de imóveis, contadores, entre outros”, falou Michel.

Fonte: Ascom Prefeitura de Joaçaba

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Ultimas notícias