Monumento de Frei Bruno/Foto: Bom Dia SC
Monumento de Frei Bruno/Foto: Bom Dia SC

Joaçaba 103 anos

Joaçaba é uma cidade para se viver

Joaçaba é o sétimo melhor município para se viver no Brasil. Quem afirma isso é o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que apontou Joaçaba à frente de cidades como Brasília, Valinhos, Curitiba e São Paulo.

Confira o vídeo exclusivo da TV Bom Dia SC

Com cerca de 30 mil habitantes, no Meio Oeste catarinense, Joaçaba tem mais de cem anos de história e é um importante polo econômico que congrega indústria e comércio e influencia quase oitocentas mil pessoas num raio de até 100 km.

Uma cidade tranquila, de boa vizinhança/Foto: Bom Dia SC

Sua colonização italiana e alemã até hoje deixa suas marcas e faz da cidade um local tranquilo, de boa vizinhança.

O 3° melhor Carnaval

E, apesar dessa tranquilidade, Joaçaba se transforma no Carnaval para fazer, segundo critério da Riotur (Empresa de Turismo do Rio de Janeiro) e da Associação das Cidades Carnavalescas da América, o terceiro melhor desfile de escolas de samba do Brasil.

Três grandes escolas, Escolas Acadêmicos do Grande Vale, Aliança e Vale Samba e Vale Samba fazem da Avenida XV de Novembro uma passarela que encanta quem assiste o carnaval em suas arquibancadas e camarotes.

 Terceiro melhor desfile de escolas de samba do Brasil/Foto: Bom Dia SC

Todo o espetáculo, que atrai turistas de todos os lugares, é coordenado pela Liga Independente das Escolas de Samba, fundada em 1996, que com suas ações transformou o Carnaval de Joaçaba numa referência para quem gosta de desfiles de escolas de samba.

Além deste desfile, a Liga promove, também, desfile de blocos que desde 2014 reúne o povo carnavalesco sempre na Praça da Catedral reunindo famílias e foliões.

Turismo Religioso

Mas se Joaçaba tem sua festa pagã, a religiosidade do joaçabense se manifesta na Romaria Penitencial Frei Bruno, que tradicionalmente é realizada em março para lembrar o religioso que viveu seus últimos dias de vida na cidade.

Romaria Penitencial Frei Bruno/Foto: Bom Dia SC

Mais de trinta mil pessoas da região, de outras cidades catarinenses e de outros Estados participam da festividade com exemplos de devoção e penitência.

A Romaria percorre 3,5 km/Foto: Bom Dia SC

A Romaria percorre 3,5 km da Catedral Santa Terezinha até o Cemitério Municipal onde está enterrado Frei Bruno, muitos fazendo o caminho descalços. Ao final, todos participam de uma Santa Missa rezada no Cemitério.

Atrações

Joaçaba tem diversas atrações para entreter os turistas. Uma delas é o Teatro Alfredo Sigwalt que, em forma de piano, impressiona os visitantes.

Catedral Santa Terezinha /Foto: Bom Dia SC

Outra pega o turista pelo estômago e aí ele vai saborear pratos da culinária da típica cozinha alemã e italiana. Diversos restaurantes saciam os mais exigentes paladares.

Teatro Alfredo Sigwalt/Foto: Bom Dia SC

Calma, com aquele típico clima de cidade do Interior, sem deixar de ter os confortos da modernidade, Joaçaba espera sua visita.

Texto: Maely Silva – Bom Dia SC

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
https://bomdiasc.com.br

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Ultimas notícias