O Decreto–Lei 1,147 criou o município de Joaçaba em 25 de agosto de 1917
No passado, o Estado de Santa Catarina terminava à margem esquerda do Rio do Peixe. Todo o Oeste foi alvo de prolongadas disputas externas e internas. A Argentina requereu a posse da região a partir de 1881, argumentando sobre o Tratado de Tordesilhas e as Missões Jesuítas.
Esta região já foi disputada por Brasil e Argentina, depois, a disputa foi entre São Paulo e Paraná e, posteriormente, entre Paraná e Santa Catarina.
A duplicidade de autoridade, aliada a injustiças e desmandos praticados contra a população de origem cabocla, criou um clima de insatisfação e revolta.
Nem mesmo a construção da Estrada de Ferro, ligando São Paulo ao Rio Grande do Sul, amenizou a situação, que se agravou com a eclosão da Guerra do Contestado, iniciada em 1912, com a chamada batalha do Irani.
Em 1916, a Guerra do Contestado chegou ao fim, enquanto o Presidente Wenceslau Brás decidia a disputa entre o Paraná e Santa Catarina com a maior parte desta região passando a integrar-se ao território catarinense.
A fertilidade das terras, o excelente clima, as riquezas naturais passaram a atrair colonos de origem europeia, principalmente a italiana e a alemã e a região iniciou-se em fase de enorme progresso. A estrada de ferro – Rede Viação Paraná-Santa Catarina, servia para trazer e levar produtos: madeira e erva mate. Desenvolveram-se as culturas de milho, trigo, alfafa, feijão, arroz e outras culturas. A criação de gado, suínos e aves deu-se com a mesma intensidade. Distantes dos centros fornecedores e tendo na estrada de ferro a única via de comunicação e transporte, os colonizadores implantaram suas oficinas caseiras para consertar e fabricar ferramentas, e desta forma iniciaram as bases do atual parque industrial de Joaçaba.
O Decreto–Lei que criou o município é de número 1.147, de 25 de agosto de 1917, sancionado pelo então Governador do Estado, Cel. Felippe Schmidt.
O município, com o nome de Cruzeiro e sede provisória em Limeira, só foi instalado em novembro de 1917. A Lei Municipal n.º 15, de 02 de janeiro de 1919, criou o Distrito de Limeira e a Lei Estadual 1243, de 20 de agosto do mesmo ano, transferiu a sede para o povoado de Catanduvas, que passou à categoria de Vila, com o nome de Cruzeiro. Em 1926, pelo Decreto Estadual 1848, a sede retomou ao povoado de Limeira. Em 1938, pelo Decreto Estadual nº 86, a Vila Cruzeiro do Sul foi elevada a Categoria de cidade, com o nome de Cruzeiro.
Finalmente, em 1943, pelo Decreto Lei Estadual nº 238, de 31 de dezembro, município e cidade passaram a denominar-se Joaçaba.
Ao longo de sua história Joaçaba teve grandes nomes que responderam por sua administração, sendo o primeiro Prefeito (Superintendente) o Dr. Lauro Severiano Rupp em 1º de outubro de 1917. Até o ano de 1924, o título dado ao Prefeito era o de Administrador. E o primeiro Prefeito eleito de Joaçaba foi o Cel. Passos Maia, deposto pela revolução de 1930, vindo a seguir vários prefeitos nomeados, militares e civis.
Leia Também: Teatro Alfredo Sigwalt comemora seus 19 anos com espetáculo
A área do Município de Joaçaba, durante muitos anos, era expressiva territorialmente, em 1955 o município chegou a possuir 12 distritos (Sede, Luzerna, Ibicaré, Água Doce, Herciliópolis, Treze Tilhas, Ponte Serrada, Cel. Passos Maia, Catanduvas, Nova Petrópolis, Irani e Jaborá).
Joaçaba oferece à população qualidade de vida e destaca-se na região com a indústria metal-mecânica. O comércio é diversificado e abrangente. Oferece vários cursos de ensino superior a toda a região, através da Universidade do Oeste de Santa Catarina — UNOESC. Na prestação de serviços, destaca-se na área médico-hospitalar.
Segundo dados apresentados no Livro do Centenário, publicado em 2017, Joaçaba é considerada uma cidade de porte médio com dados econômicos significativos:
O parque industrial possui mais de 90 indústrias, existem mais de 700 estabelecimentos comerciais. No ramo de prestação de serviço estão cadastrados mais de 1.800 contribuintes. (Dados compilados do Livro do Centenário de Joaçaba, 2017).
Joaçaba pertence a região turística Vale dos Imigrantes, eventos importantes e tradicionais do município como o Carnaval, a Romaria de Frei Bruno, e o Natal Feliz, consolidam o nome do município no cenário Estadual e Nacional.
Joaçaba, continua pujante nestes seus 105 anos!! Parabéns ao povo Joaçabense!!
Com informações de Antonio Carlos Pereira (Bolinha)