Carne-de-Onça-Japonesa

Gastronomia Paraná fortalece Destinos Turísticos

A Capital Curitiba que é a número 1 em turistas no Paraná, tem no prato Carne de Onça, um de seus ícones, contando com uma Agenda de Eventos como Bolinho de Carne, Comida de Buteco e outros, se fortalecendo ainda mais pela Gastronomia Paraná.

Aprimorar Destinos Consolidados e incentivar os Destinos Emergentes fazem da Gastronomia Paraná uma estratégia de oportunidades. Os desafios em avançar com o Corredor Iguaçu, com recursos do Ministério do Turismo formado pelo Litoral, Curitiba e Foz do Iguaçu, podem através da Gastronomia Paraná, gerar um ambiente criativo, para ampliação na oferta de produtos da alimentação turística e temperos regionais.

As 14 regiões turísticas paranaenses podem também com a Gastronomia Paraná explorarem seus Corredores Turísticos com eventos gastronômicos com pratos de bases culturais, associando a criatividade dos nossos chefs ao empreendedorismo dos Produtores de Turismo. Entre os casos bem-sucedidos na Gastronomia Paraná, cabe destacar alguns…. Morretes no Litoral, como Trem turístico, a Biodiversidade Litorânea, Produtos da Agroindústria Familiar e potencializando tudo isto – a diversidade de restaurantes com seus pratos e jeito próprio de atender e encantar.

A região de Campo Mourão tem o diferencial de apresentar a maior oferta de eventos gastronômicos de uma região administrativa, com 25 pratos típicos que orgulham e projetam seus municípios. Tudo isto graças a locomotiva representada pelo prato mourãoense “Carneiro no Buraco”, onde pude na década de 90 trabalhar e formatar a iniciativa da identidade local/regional, com a motivação do tripé- produção de alimentos-culinária-gastronomia, com visão turística. Maripá, no oeste paranaense, é a Cidade das Orquídeas e destaca-se como produtora de grãos e faz do peixe sua festa em todo mês de agosto, com um diferenciado Concurso de Pratos à base de Carpas, com a singularidade de serem decorados, e que dão o atrativo para um almoço típico com outras 20 receitas à base de peixes. Prudentópolis é a Terra das Cachoeiras Gigantes, está encravada entre as importantes rodovias, BRs 277 e 373, tem a Gastronomia Ucraniana como marca do dia-a-dia e por ser um grande produtor de feijão, tem o ícone da maior panela para preparar os alimentos da Festa do Feijão. Assim, Prudentópolis esta potencializando seus atrativos naturais e culturais e luta para estar reconhecida e incluído no Corredor Iguaçu.

A Capital Curitiba que é a número 1 em turistas no Paraná, tem no prato Carne de Onça, um de seus ícones, contando com uma Agenda de Eventos como Bolinho de Carne, Comida de Buteco e outros, se fortalecendo ainda mais pela Gastronomia Paraná.

A Gastronomia Paraná faz sim a diferença em Destinos Consolidados como pode ser estratégica no fortalecimento dos Destinos Emergentes como Prudentópolis, Maripá e Campo Mourão. Desta forma o Ano Temático 2019 dedicado a Gastronomia Paraná, criado pelo CEPATUR Conselho Paranaense de Turismo é o marco para a onda de iniciativas criativas e empreendedoras fundamentais para democratizar o empoderamento de grupo de municípios considerados motivadores para o Paraná Turístico.

Jacó Gimennes, 66 anos, Fundador da RETUR, Presidiu a Paraná Turismo, dedica-se a Cultura do Desenvolvimento pelo Turismo e Coordena o Instituto Prosperare

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa

Ultimas notícias