Integrando o cronograma de ações do programa Cidade Empreendedora, no mês de maio, foram realizadas em Fraiburgo reuniões segmentadas para tratar de temas voltados a Educação e Social. No setor educacional o foco foi o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) e o programa Crescendo e Empreendendo. Participaram das discussões, o gestor estadual do Sebrae, Luciano da Silva, o consultor técnico, Cristiam Baldissera de Oliveira, a coordenadora regional do Sebrae Meio-Oeste, Sueli Bernardi acompanhada pela gestora local do Sebrae, Gelsi Forte Daros e a agente de Desenvolvimento, do Cidade Empreendedora de Fraiburgo, Maria Balestrin.
Em relação ao Programa Crescendo e Empreendendo, direcionado a jovens com idades entre 14 e 18 anos, e que ficará sobre a coordenação da Secretaria de Assistência Social, ficou definido que entre os dias 26 e 28 de junho será realizada a formação dos multiplicadores que darão andamento ao projeto.
O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP pretende proporcionar o debate, o estudo e a prática do empreendedorismo nas salas de aula como alternativa para estimular o comportamento empreendedor nas crianças e adolescentes do ensino fundamental público municipal. O programa é destinado a fomentar a cultura empreendedora e apresenta práticas de aprendizagem que consideram a autonomia do aluno para aprender, o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida: pessoal, profissional e social.
Compras e Licitações
Compras e Licitações também foram pautas de mais um encontro para o desenvolvimento crescente do Cidade Empreendedora. Os trabalhos foram conduzidos pelo consultor credenciado do Sebrae Sérgio Vicari. Também esteve presente no encontro a agente de Desenvolvimento Local, Maria Balestrin.
Sala do Empreendedor
A consultora Simone Grobi, esteve em reunião com a prefeita Claudete Gheller Mathias e em seguida participou de reunião para finalizar as tratativas da Sala do Empreendedor. Sala do Empreendedor é um espaço de contato permanente e direto entre o poder público e os empresários. Além do auxílio burocrático, a Sala do Empreendedor busca agregar outras agendas estratégicas para o desenvolvimento do município, como apoio às compras governamentais. Também no local, o empresário pode ter acesso a oportunidades de crédito e capacitação e encontra todo o atendimento necessário para a sua empresa, como orientações sobre o seu negócio e formalização.
A coordenadora regional do Sebrae Sueli Bernardi destacou que, essas ações tem por objetivo oportunizar aos pequenos negócios a aumentar a sua participação nas compras governamentais, assim como, as ações da Educação Empreendedora preparar um futuro ambiente empreendedor, levando os conceitos de empreendedorismo e cidadania às escolas e aos jovens. O programa CE permeia por todas as áreas da comunidade, pois ao levar esses conceitos às escolas, chega aos lares dessas crianças e jovens. É uma mudança de cultura em gestão púbica em prol a ambientes favoráveis ao desenvolvimento dos pequenos negócios.
&n
Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae