São 20 famílias de produtores da Agricultura Familiar e artesãs comercializando seus produtos
A Feira da Agricultura Familiar realizada pelo município de Fraiburgo com apoio da Epagri e Sebrae completou este mês, um ano de atividades. Mais uma ação do Programa Cidade Empreendedora. São 20 famílias de produtores da Agricultura Familiar e artesãs comercializando seus produtos, todos sábados pela manhã, em um espaço destinado a feira, localizado anexo ao estacionamento do Centro de Eventos.
É possível encontrar no espaço uma série de produtos agrícolas e artesanato, entre eles: Hortaliças, geleias, doces, frutas, frango caipira, ovos, panificados (pães, cucas, bolachas, bolos e massas), feijão, arroz colonial, morangos, batata doce, aipim, amendoim, pipoca, milho verde, vinagre de maçã, mel e o tradicional Café com Pastel. As artesãs confeccionaram manualmente belas peças de decoração e para presentes. Os organizadores avaliam que o resultado tem sido muito satisfatório, pois o fraiburguense criou o hábito de ir à feira.
“A comissão junto aos agricultores vem trabalhando forte na melhoria constante em todos os aspectos da feira. Criar o hábito na comunidade fraiburguense era o nosso grande objetivo aliado a manutenção da qualidade dos produtos, preço compatível e segurança alimentar”, disse o coordenador da Feira e engenheiro agrônomo, Josiel da Silva, concluindo que a feira é também uma oportunidade para que o agricultor aumente sua renda e demostre o potencial local no que diz respeito a agricultura familiar.
Segundo a gerente regional do Sebrae/Meio-Oeste, Sueli Bernardi, este é o diferencial do Programa Cidade Empreendedora que chama a comunidade a responsabilidade pelo desenvolvimento local, com atuação dentro da estrutura pública e da sociedade civil organizada, que em conjunto com os gestores municipais pensam e estruturaram o desenvolvimento econômico desejado para o município. “A feira da Agricultura familiar é um claro exemplo disso, os produtores aliados ao poder Público, vendem seus produtos, geram lucro para as famílias do campo e garantem alimentos de qualidade para a comunidade”.