Atualmente 127 pessoas participam das oficinas oferecidas pelo CRAS
Atualmente 127 pessoas participam das oficinas oferecidas pelo CRAS

Em Pinheiro Preto, o CRAS desenvolve diversas atividades

Entre as atividades desenvolvidas, estão as oficinas de esporte, lazer, arte e cultura

O CRAS é um serviço de proteção social básica e que têm como objetivo apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de famílias e indivíduos em situação de grave desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

Os serviços que são oferecidos pelo CRAS são: Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Atendimento da Pessoa Idosa ao Domicílio. No CRAS os cidadãos são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e encaminhados a outras políticas públicas.O objetivo principal de todas as atividades e serviços oferecidos pelo CRAS é dar alternativas emancipatórias para o enfrentamento às vulnerabilidades das famílias e indivíduos

Entre as atividades desenvolvidas, estão as oficinas de esporte, lazer, arte e cultura. As oficinas são estratégias para incentivar a participação do público alvo (BPC, Bolsa família e famílias vulneráveis) e promover a reflexão sobre temas, de forma lúdica e descontraída; portanto são atividades complementares aos grupos de família.

As oficinas desenvolvidas no CRAS são:

Teatro – público alvo – crianças e adolescentes.

Aulas de dança – público alvo: crianças e adolescentes;

Taekwondo – público alvo: crianças, adolescentes e adultos;

Violão – público alvo: crianças e adolescentes;

Pintura em Tecido – adolescentes e adultos;

Patchwork e customização – adolescentes e adultos;

Trabalhos em EVA – adolescentes e adultos.

A Equipe Técnica do CRAS desenvolve atendimentos psicossociais, ações como visitas domiciliares, encaminhamentos e orientações, estudos sociais, acolhimentos, promoção ao acesso de documentação pessoal, elaboração de relatórios e prontuários, atendimentos individuais ou grupais.

Temos 127 pessoas participando das oficinas oferecidas pelo CRAS, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos, destacando que o público alvo é sempre prioridade na participação das oficinas.

O CRAS realiza mensalmente o Encontro com as famílias do Bolsa Família e BPC. E a cada dois meses também é realizado o Encontro das Mulheres no Bairro São José.

Atualmente 32 famílias são atendidas pelo CRAS, famílias essas do público alvo. No CRAS a população pode solicitar os benefícios eventuais (cesta básica, auxílio funeral, entre outros).

Fonte: ASCOM – Pinheiro Preto

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Ultimas notícias