Nesse domingo, dia 4, inicia a I Mostra Fita de Cinema – A Música nas Fitas de Rogério Sganzerla. Um projeto que celebra a obra do cineasta catarinense que se tornou um dos maiores nomes do cinema marginal brasileiro.
A abertura está programada para o Parque Municipal Orestes Bonato de Joaçaba, a partir das 18 horas, com show com Paulinho Kaluelê e exibição do filme Elogio da Luz (2003) de Joel Pizzini. A apresentação de Paulinho será com músicas que estão nas trilhas sonoras dos filmes do Sganzerla, tanto que o show é denominado de “Paulinho toca Noel”.
A Mostra Fita de Cinema busca resgatar e valorizar o legado de Rogério Sganzerla, estimulando reflexões sobre arte, história e identidade cultural. O evento foi aprovado pelo Prêmio Catarinense de Cinema – edição especial Lei Paulo Gustavo/2023.
O evento prossegue com exibição de filmes e debates nas escolas na segunda (5), terça (6) e quinta-feira (8) da próxima semana, além de três sessões noturnas gratuitas no Teatro Alfredo Sigwalt para toda a comunidade. São elas:
Dia 5, às 19 horas, exibição Mr. Sganzerla – Os Signos da Luz (2011), de Joel Pizzini. Logo após debate com o tema “Um gênio ou uma besta? Quem é Rogério Sganzerla. Com a participação de Felipe Rodrigues, montador do filme exibido.
Dia 6, às 19 horas, os filmes são: Brasil (1981), Isto é Noel Rosa (1990), Informação H.J Koellreutter (2003) e Helena Zero (2006), este último de Joel Pizzini. O debate terá como tema A Trilha Sonora nas Fitas de Rogério Sganzerla. Com a participação remota do pesquisador Carlos Santana, de Porto Alegre (RS).
Já dia 7, às 19 horas, exibição de Tudo é Brasil (1997), debate “Por uma estética Antropofágica”, com a participação presencial de Antônio Carlos Pereira, o Bolinha,5 amigo pessoal do cineasta, e a participação remota do pesquisador Régis Rasia, de Campo Grande (MS).
Fonte: Assessoria de Imprensa

https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina