A Diocese de Joaçaba receberá no próximo dia 11 de junho (terça-feira) no Centro de Formação São João Paulo II a visita do Secretário Geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers que realizará um momento de formação com o clero diocesano que compreende os sacerdotes e diáconos permanentes que atuam nas 27 paróquias e 31 municípios da área de abrangência da Diocese de Joaçaba.
Conforme Dom Mário, o momento é especial em virtude das comemorações dos 50 anos da Diocese e também da relevância da presença de Dom Ricardo em nossa região. “O secretário geral da CNBB possui uma função estratégica de extrema relevância na condução da Igreja no Brasil e termos a presença de Dom Ricardo entre nós, em meio a sua agenda tão disputada, é motivo de alegria e satisfação”, comentou.
Dom Ricardo deverá permanecer em Joaçaba somente no dia 11 de junho para a formação que deverá acontecer o dia todo no Centro de Formação Diocesano localizado no Bairro Jardim Cidade Alta.
Histórico de Dom Ricardo Hoepers
Dom Ricardo Hoepers tem especialização e mestrado em Bioética, mestrado em Educação e doutorado em Teologia Moral.
Em 2016, foi nomeado bispo de Rio Grande (RS). Em 2018, representou a CNBB numa audiência pública que debateu a descriminalização do aborto no Supremo Tribunal Federal (STF). Em 2019, na 57ª Assembleia Geral da CNBB, foi eleito em primeiro escrutínio para a presidência da Comissão para a Vida e a Família. No Regional Sul 3 da CNBB, articulou o Observatório Regional de Bioética.
À frente da Comissão para a Vida e Família, teve o mandato marcado pela oferta de diversos itinerários para as famílias, por meio da Comissão Nacional da Pastoral Familiar. Outro destaque é a reafirmação dos posicionamentos da Igreja na defesa da vida desde a concepção até o fim natural.
Dom Ricardo também faz parte da Equipe de Animação Nacional do Sínodo 2021-2024. Presidiu, neste quadriênio, a Comissão Especial de Bioética, articulando especialistas em iniciativas de formação e de embasamento para posições da Conferência na defesa, promoção e cuidado com a vida humana.
História da Diocese
A Diocese de Joaçaba foi fundada no dia 12 de junho de 1975 pela Bula Quo aptius do Papa Paulo VI. Atualmente, abrange 31 municípios, 25 paróquias e 626 comunidades perfazendo uma área de 10.283,7km² onde vivem mais de 315 mil pessoas.
Fazem parte da Diocese de Joaçaba, os seguintes municípios: Abdon Batista, Água Doce, Alto Bela Vista, Arabutã, Brunópolis, Campos Novos, Capinzal, Catanduvas, Concórdia, Erval Velho, Herval d’Oeste, Ibiam, Ibicaré, Ipira, Irani, Jaborá, Joaçaba, Lacerdópolis, Lindóia do Sul, Luzerna, Monte Carlo, Ouro, Passos Maia, Peritiba, Piratuba, Ponte Serrada, Presidente Castello Branco, Tangará, Vargem, Vargem Bonita e Zortéa.
Com informações da Assessoria de Imprensa Canção Nova