Milhares de fiéis representando as 27 paróquias da Diocese de Joaçaba encerraram o domingo (29), último de 2024, com uma linda peregrinação da Igreja Matriz Senhor Bom Jesus em Herval d’Oeste até o Santuário Catedral Santa Teresinha em Joaçaba como ato de fé e momento marcante da abertura do Jubileu da Esperança, celebrado por toda a Igreja Católica no mundo e sugerido a cada 25 anos do nascimento do Menino Jesus.
O Jubileu 2025, denominado “Peregrinos da Esperança” foi convocado pelo Papa Francisco e possui como centro de toda a evangelização a proposta de peregrinação de toda a Igreja Católica no mundo. “Devemos manter acesa a chama da esperança que nos foi dada e fazer todo o possível para que cada um recupere a força e a certeza de olhar para o futuro com espírito aberto, coração confiante e mente clarividente. Neste sentido, o Jubileu poderá favorecer imenso a recomposição de um clima de esperança e confiança, como sinal de um renovado renascimento do qual todos sentimos a urgência. Por isso escolhi o lema “Peregrinos de esperança”, escreveu o Papa Francisco em sua Bula para o Jubileu.
JOAÇABA: Novo ESF Centro 2 é entregue para a população de Joaçaba

Conforme Dom Mário Marquez, Bispo da Diocese de Joaçaba, o momento vivenciado neste domingo representa a unidade da Igreja. “É importante que tenhamos este sentimento de unidade, sinodalidade nesta celebração marcante para a nossa Igreja. Viver um Jubileu é ter a oportunidade de receber graças e bênçãos de Deus. Vivamos com alegria, sejamos peregrinos da esperança”, afirmou Dom Mário.
Após a caminhada entre Herval d’Oeste e Joaçaba, Dom Mário celebrou a Santa Missa com a presença de sacerdotes, diáconos permanentes, religiosos e religiosas, seminaristas, vocacionados e vocacionadas e um grande público que lotou o Santuário Catedral Santa Teresinha do Menino Jesus.

Ao final, Padre Joveci Filho, Reitor do Santuário Catedral Santa Teresinha do Menino Jesus e Ecônomo Diocesano fez a leitura do Decreto Diocesano que estabelece os locais de peregrinação na área de jurisdição da Diocese de Joaçaba que compreende 31 municípios, 27 paróquias e 626 comunidades.
São eles:
Área Pastoral de Joaçaba: compreendendo os municípios de Joaçaba, Herval d`Oeste, Luzerna, Erval Velho e Ibicaré: Santuário Catedral Santa Teresinha do Menino Jesus, lugar sagrado já previsto na determinação da Penitenciaria Apostólica; Jazigo do Servo de Deus Frei Bruno Linden, no Cemitério Municipal de Joaçaba;
Área Pastoral de Campos Novos: compreendendo os municípios de Campos Novos, Tangará, Ibiam, Monte Carlo, Brunópolis, Vargem e Abdon Batista: Santuário Nossa Senhora Aparecida em Campos Novos/SC;

Área Pastoral de Capinzal: compreendendo os municípios de Capinzal, Ouro, Zortéia, Lacerdópolis, Peritiba, Piratuba, Ipira e Alto Bela Vista:
Oratório Nossa Senhora do Caravággio, em Ouro/SC;
Área Pastoral de Concórdia: compreendendo os municípios de Concórdia, Arabutã, Jaborá, Presidente Castello Branco e Catanduvas;
Santuário Nossa Senhora de La Salette, em Concórdia/SC;
Área Pastoral de Irani: compreendendo os municípios de Irani, Lindóia do Sul, Passos Maia, Água Doce, Ponte Serrada e Vargem Bonita:
Monumento de Nossa Senhora Aparecida, em Ponte Serrada/SC.
Fonte: Assessoria de Imprensa Diocese de Joaçaba

https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina