Criada no dia 12 de junho de 1975 pela Bula “Quo Aptius” do Papa Paulo VI, a Diocese de Joaçaba inicia hoje segunda-feira (12/06), as comemorações do seu Jubileu de Ouro. Serão dois anos de atividades, eventos e ações executadas para preparar a comunidade para este evento histórico.
“É com grande alegria que anunciamos este momento muito especial para a nossa Diocese que há 48 anos contribui com a evangelização da nossa região. Atualmente, são 27 paróquias em 31 municípios e um número superior a 630 comunidades diretamente impactadas com o trabalho dos nossos sacerdotes, leigos e de toda a comunidade de Deus”, enfatiza Dom Frei Mário Marquez.
A Celebração de Abertura do Jubileu de Ouro acontecerá na Catedral Diocesana Santa Teresinha do Menino Jesus. Reunir-se-ão, dia 12, as mais diversas pastorais, os movimentos religiosos e as obras religiosas e sociais realizados pela Diocese. “Teremos a presença dos leigos, de nosso clero diocesano e dos religiosos para esta noite especial”, afirma Dom Mário. Na celebração festiva também está previsto o lançamento do Tema, do Lema e do Hino Celebrativo do Jubileu de Ouro da Diocese de Joaçaba.
Visitas pastorais de Dom Mário será uma marca deste período
Com o intuito de estar próximo dos fiéis, Dom Mário retomará as visitas pastorais nas Paróquias a partir do mês de julho. O Bispo visitará todas as Paróquias até junho de 2025. As visitas serão ocasião especial de encontro com lideranças, reflexão e celebração sobre os 50 anos de trajetória perspectivas para o futuro da Diocese.
Neste segundo semestre, sete visitas pastorais estão confirmadas nas paróquias:
12 e 13 de Julho – Paróquia Nossa Senhora da Paz (Água Doce)
26 e 27 de Julho – Paróquia Puríssimo Coração de Maria (Lindóia do Sul)
09 10 de Agosto – Paróquia São Roque (Jaborá)
23 e 24 de Agosto – Paróquia Cristo Rei (Ibicaré)
20 e 21 de Setembro – Paróquia Santo Antônio (Tangará)
26 e 27 de Setembro – Paróquia Santo Isidoro (Peritiba)
25 e 26 de Outubro – Paróquia Senhor Bom Jesus (Herval d’Oeste)
Comissão Histórica também foi instituída
Dentre as ações de comemoração dos 50 anos da Diocese de Joaçaba, o Bispo Diocesano convidou um grupo de voluntários para pesquisar e elaborar um livro contendo o registro dos eventos marcantes destas cinco décadas de história. De acordo co D. Mário, “Já começamos a fazer o levantamento e estamos encantados com as histórias que estamos encontrando. Elas reforçam a nossa missão de promover a evangelização em nossa área de atuação. Com certeza, será mais um momento especial neste período em que celebraremos este Jubileu de Ouro”.
Fonte: Assessoria de Imprensa