As ações de saúde também podem ser intersetoriais
As ações de saúde também podem ser intersetoriais

Conheça o Núcleo de Apoio à Saúde da Família de Joaçaba

Os núcleos são compostos por equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados pelo Ministério da Saúde, em 2008, com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.

Atualmente, regulamentados pela Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011, os núcleos são compostos por equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (ESF).

Esta atuação integrada permite realizar discussões de casos clínicos, possibilita o atendimento compartilhado entre profissionais, tanto na Unidade de Saúde, como nas visitas domiciliares; permite a construção conjunta de projetos terapêuticos de forma que amplia e qualifica as intervenções no território e na saúde de grupos populacionais. Essas ações de saúde também podem ser intersetoriais, com foco prioritário nas ações de prevenção e promoção da saúde.

Como esse serviço está sendo articulado no Município de Joaçaba

A equipe do NASF da Secretaria Municipal de Saúde de Joaçaba foi constituída em agosto de 2013 e conta com a atuação dos seguintes profissionais: Psicólogo, Assistente Social, Profissional de Educação Física, Nutricionista e Fisioterapeuta.

Tendo em vista que o objetivo do núcleo é ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, complementando o trabalho das equipes de Estratégia Saúde da Família – ESF, a proposta do NASF define o “apoio” à atenção básica dentro de um mecanismo de referência e contra referência, onde os núcleos não constituem a porta de entrada do sistema. Destaca-se a importância da atuação multiprofissional para promover a saúde e a qualidade de vida, como estratégia de prevenção de doenças.

A partir da necessidade de garantir a integralidade e a resolutividade da atenção em saúde, nas ações de promoção, prevenção, assistência e reabilitação o NASF Joaçaba hoje tem a oferta das seguintes ações: Grupo de Cuidadores; Grupo de Saúde Mental “HUMANIZAmente”, Grupos de Atividade Física; Intervenções Nutricionais nos Grupos de hipertensos e diabéticos “HIPERDIA” e Grupo de Gestantes; Orientações posturais da Fisioterapeuta nos Grupos de Gestantes; Diagnóstico e Intervenção de equipe multiprofissional composta por Nutricionista, Fisioterapeuta, Psicóloga e Educadora Física e Assistente Social.

Para maiores informações à respeito das ações, da participação nos grupos, ou orientações em geral entrar em contato através da Secretaria de Saúde pelo fone 3521 1555 Ramal – 225 (Equipe NASF) ou na sua Unidade de Saúde.

Fonte: ASCOM – Joaçaba

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Ultimas notícias