O Carnaval de Joaçaba tem mais de 94 anos de história, foi apresentado nesta terça-feira (10), durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Santa Catarina – ALESC, aos deputados, que receberam o convite para a festa por intermédio do presidente da Liga das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d’ Oeste (Liesjho), Jorge Zamoner.
O dirigente apresentou o vídeo sobre os festejos e falou sobre o potencial turístico, social, econômico e cultural da cidade que foi reconhecida pela Assembleia Legislativa como a Capital Catarinense do Carnaval. “Uma linda trajetória de preservação e incentivo à cultura popular, uma conquista histórica para Joaçaba e região. Aguardamos um público superior a 50 mil pessoas, gerando emprego e renda, uma movimentação de R$ 6 milhões ao ano, com a participação da comunidade e de profissionais e fornecedores de todo o Brasil.”
Ele também lembrou que três escolas de samba irão se apresentar no sambódromo do município: Acadêmicos do Grande Vale, Unidos do Herval e Vale Samba.
O convite para visitar Joaçaba durante o carnaval contou também com a participação da corte da festa: a rainha Vitória Kirst, a 1ª princesa Isadora Tonial, e a 2ª princesa Maria Eduarda Serpa.
Grupo Tejo
Autor do requerimento que solicitou a presença da comitiva oestina na sessão ordinária, o deputado Neodi Saretta (PT) entregou uma moção de aplauso ao Grupo Tejo. “O Grupo Teatro de Joaçaba completou 52 anos de contribuição às manifestações culturais da cidade”, disse o parlamentar.
O presidente da entidade, Carlos Alberto Pelegrini, conhecido como Preto Pelegrini, emocionado, agradeceu a homenagem. “Além de ser precursor do teatro em Joaçaba, na vanguarda do movimento cultural, os integrantes do Grupo Tejo foram autores de grandes enredos do nosso carnaval, em temas como a imigração ítalo-germânica e a Guerra do Contestado.”
Jorge Zamoner e Preto Pelegrini fazem parte do grupo de compositores que levou os enredos do Carnaval de Joaçaba para o Brasil e o mundo.
Fonte: Agência AL