A meta é atingir 95% de cobertura vacinal
A meta é atingir 95% de cobertura vacinal

Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, inicia na próxima semana em Joaçaba

O objetivo da campanha é interromper a circulação do vírus e proteger os grupos mais vulneráveis

Diante do atual quadro epidemiológico do sarampo no Brasil (4 óbitos no país e 24 casos confirmados em Santa Catarina), na próxima segunda-feira (7) inicia a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Ela será seletiva e dividida em duas etapas. O público-alvo da primeira etapa são as crianças entre 6 meses e 4 anos 11 meses e 29 dias. E, no dia 18 de novembro começa a segunda etapa, que é a intensificação para os jovens entre 20 e 29 anos. Lembrando que a vacina está disponível para pessoas até 49 anos, as quais podem e devem se vacinar em qualquer momento.

O objetivo da campanha é interromper a circulação do vírus e proteger os grupos mais vulneráveis. A meta é atingir 95% de cobertura vacinal, sendo que no momento Joaçaba atingiu 77,64%.

A pessoa até 29 anos será considerada imunizada se tiver registro de duas doses da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e as pessoas entre 30 e 49 anos estão protegidas com uma dose. Profissionais da saúde de qualquer idade devem fazer duas doses da vacina.

Em Joaçaba, a vacina estará disponível nas unidades de saúde Centro 1, Frei Bruno, Santa Tereza, Vila Pedrini, Vila Remor, Nossa Senhora de Lurdes e São Brás e nos dias 19 de outubro e 30 de novembro, acontecerá o Dia D de Vacinação, quando as unidades ficarão abertas das 8h às 17h para facilitar o acesso da população.

SARAMPO

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível e extremamente contagiosa. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias ao falar, tossir, espirrar. Os principais sintomas são febre alta, conjuntivite, tosse e coriza.

Fonte: ASCOM – Joaçaba

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Ultimas notícias