Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite termina nesta sexta-feira (30), e busca alcançar crianças menores de 5 anos que ainda não foram vacinadas com as primeiras doses do imunizante (que é aplicado aos 2, 4 e 6 meses de idade, via injeção intramuscular) e incentivar a aplicação da dose de reforço, que acontece por meio da conhecida gotinha. O imunizante protege a criança de três tipos diferentes do vírus causadores da doença que pode comprometer o sistema nervoso e levar à paralisia de membros e alterações motoras na criança.
A Secretaria de Saúde de Joaçaba orienta os pais ou responsáveis para que levem as crianças menores de 5 anos de idade para tomar a vacina, já que o município está com a cobertura baixa, com apenas 66 %, sendo que a meta é vacinar mais de 90 % do público alvo. Além disso, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) informou que o Brasil, República Dominicana, Haiti e Peru correm um risco muito alto de reintrodução da poliomielite, tendo em vista a queda na cobertura regional de vacinação contra a doença, sendo a menor taxa desde 1994.
Leia Também: Programação do Dia da Família na Escola iniciou no último sábado (24) em Joaçaba
As vacinas estão disponíveis nos ESFs Centro 1, Frei Bruno, Santa Tereza, Vila Pedrini, Vila Remor, Nossa Senhora de Lourdes e São Brás. Mais informações, entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelo telefone 3521 -1555.
Fonte: Ascom Prefeitura de Joaçaba