O aluno Nicolas Aparecido dos Reis de Oliveira, do 8º ano da E.M. Mercedes Luiza Nascimento de Joaçaba, que tem apenas 13 anos, já escreveu 5 livros. O menino, que é natural do Rio de Janeiro, manifestou aos 3 anos de idade o desejo de ser escritor, inspirado pelas histórias contadas pela avó materna Dona Maria. Com 5 anos em um passeio com a família ao zoológico do Rio de Janeiro foi perguntado por sua avó: “Nicolas a zebra é branca de listras pretas ou preta de listras brancas?”, sem saber o que responder surgiu alguns dias depois a ideia de seu primeiro livro “A Zebra sem Listras” que foi dedicado à sua querida avó que faleceu durante a escrita do mesmo.
CONFIRA TAMBÉM: Joaçaba investe mais de meio milhão de reais em melhorias no interior do município
O segundo livro foi uma continuidade da zebra sem listras e ganhou o nome de “A tartaruga sem casco”. Já o terceiro livro surgiu durante a participação de oficina de contação de história no CBTIJ (Centro Brasileiro Teatro para a infância e Juventude) e foi intitulado como “Sonho”.
Em janeiro de 2020, Nicolas se mudou com sua família para Joaçaba e iniciou seus estudos na E.M. Mercedes Luiza Nascimento, onde surgiu a ideia do quarto livro “O namoro do pato com a galinha” e do quinto livro “Lê, Lorena Lê” .
Para a Secretária de Educação, Rosane Kunen, é muito gratificante ter alunos como o Nicolas na Rede Municipal de Ensino. “Ele nos brindou com seu amor à leitura, contando aos seus colegas durante o Café Literário, desenvolvido pela Secretaria de Educação, através do projeto “Crescer Lendo”, inspirando e mobilizando mais alunos a aderirem à leitura e seus benefícios.” Falou Rosane.
Fonte: Ascom Prefeitura de Joaçaba