Aeronave Arcanjo baseada em Joaçaba realiza a 1ª missão/Foto\Robson Valverde/SES
Aeronave Arcanjo baseada em Joaçaba realiza a 1ª missão/FotoRobson Valverde/SES

Aeronave Arcanjo baseada em Joaçaba realiza sua 1ª missão

Novas aeronaves do Governo do Estado realizam os primeiros transportes de pacientes 

O Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (BOA / CBMSC), em parceria com o SAMU Aeromédico (SES / SAMU), realizou nesta segunda-feira, (15), o primeiro transporte aeromédico com a nova aeronave de asa fixa Arcanjo-04, a qual está baseada em Joaçaba.

Leia Também: Joaçaba é base de serviço Aeromédico do Estado de SC

O pequeno paciente de apenas oito meses de idade apresentava queimaduras em aproximadamente 30% do corpo e precisou ser transportado do Hospital Regional São Paulo, de Xanxerê, para o Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, para tratamento.

O paciente e sua mãe foram embarcados no avião no Aeroporto Municipal João Winckler (SSXX) em Xanxerê, sendo conduzidos por via aérea até o Floripa Airport (SBFL), em Florianópolis.

Aeronave Arcanjo baseada em Joaçaba realiza a 1ª missão/Foto: Divulgação CBMSC/BOA
O voo levou cerca de 2 horas, sendo percorridos 475 quilômetros (257 Milhas Náuticas) pelo ar. Caso fosse feito via terrestre, o transporte levaria cerca de 8 horas para ser realizado./Foto: Divulgação CBMSC/BOA

O voo levou cerca de 2 horas, sendo percorridos 475 quilômetros (257 Milhas Náuticas) pelo ar. Caso fosse feito via terrestre, o transporte levaria cerca de 8 horas para ser realizado.

Hoje, com as duas novas aeronaves de asa fixa locadas recentemente pelo Governo do Estado, a aeronave Arcanjo-06, a qual está baseada em Florianópolis, também atendeu sua primeira ocorrência, simultaneamente à primeira ocorrência do Arcanjo-04, o qual tem base em Joaçaba.

Tratava-se de uma criança de 06 anos de idade, a qual apresentava quadro infeccioso em região de faringe. Ela foi transferida do Hospital Regional São Paulo, de Xanxerê, para o Hospital Infantil Jeser Amarante Faria, em Joinville, para tratamento.

“Estamos reduzindo os vazios assistenciais principalmente na região do Meio e Extremo Oeste, atendendo a determinação do governador Jorginho Mello. São aeronaves equipadas com uma UTI móvel e a equipe médica do Samu, além disso, é possível transportar o familiar, humanizando ainda mais o atendimento ao paciente. Estamos trabalhando intensamente para levar mais qualidade de vida para cada cidadão catarinense, independentemente do seu CEP”, destaca a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

Tal atuação somente foi possível em virtude da ampliação da atividade aérea do estado com as duas novas aeronaves de asa fixa operadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina em parceria com o SAMU Aeromédico (SES / SAMU)

Com informações da Secom SC

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​

Ultimas notícias