Também conhecido como turismo do vinho, essa modalidade combina a arte de degustar vinhos com o a experiência de explorar vinícolas
O lançamento do da segunda edição do Portfólio de Enoturismo das vinícolas de altitude de Santa Catarina, aconteceu na última quinta-feira, dia 16, em Treze Tílias na Vinícola Kranz, uma das 24 vinícolas participantes do roteiro. O evento reuniu autoridades, representantes do setor vitivinícola da região, jornalistas e entusiastas para celebrar a diversidade e excelência dos vinhos catarinenses marcando mais um passo significativo na consolidação do enoturismo como uma atividade econômica de destaque no Estado.
O projeto idealizado pelo SEBRAE/SC, teve sua primeira edição focada nas vinícolas da região de São Joaquim, expandiu-se nesta nova fase para abranger todas as vinícolas situadas na área territorial da indicação geográfica dos vinhos finos de altitude de Santa Catarina e contou com a parceria entre as Regional Serra e a Regional Meio-Oeste do SEBRAE.
TURISMO: Treze Tílias Park Hotel único Hotel do Brasil com cervejaria própria
Esta ampliação é um reconhecimento da crescente relevância do enoturismo como um segmento estratégico para o desenvolvimento regional, além de ressaltar a qualidade dos vinhos produzidos em altitudes elevadas. Outro fator levado em conta na criação deste portifólio foi a inclusão de vinícolas que possuem receptivo turístico em suas instalações.
Santa Catarina é reconhecida como o segundo destino mais procurado no Brasil para o enoturismo, tem atraído visitantes de todo o país e do exterior em busca de experiências únicas e autênticas. Os vinhos finos, produzidos em regiões com altitudes superiores a 900 metros, são amplamente reconhecidos pela sua qualidade excepcional e características distintivas, resultado das condições climáticas e do terroir únicos.
Uma das grandes motivações por trás de tudo isso é a organização e qualificação das informações para facilitar o acesso dos profissionais do turismo a dados precisos e atualizados sobre o enoturismo no estado. Além disso, o formato do portfólio serve como referência para o público final, reunindo todas as informações relevantes sobre as vinícolas, os roteiros enoturísticos, as experiências disponíveis e os serviços oferecidos em um único documento digital e atualizável, proporcionando uma experiência mais completa e enriquecedora para os turistas.
“Estamos orgulhosos deste projeto que promove a excelência dos vinhos finos de altitude e impulsiona o crescimento do enoturismo na região. Este é mais um marco em nossa missão de apoiar empreendedores locais e fortalecer a economia regional através do turismo”, explica Aloísio Salomon, Gerente do Sebrae da Regional Meio-Oeste. O lançamento foi uma oportunidade única para os presentes conhecerem as novidades do setor e celebrarem a riqueza e diversidade dos vinhos finos de altitude da região.
Walter Kranz, anfitrião do evento, em sua fala disse que construí a vinícola em um ponto estratégico na cidade de Treze Tílias, voltado ao enoturismo. A Vinícola Kranz, atua exclusivamente na produção e venda de vinhos para visitantes e turistas, tanto no receptivo da empresa, como de forma online.
Vinícola Kranz
Desde sua origem em 2007, a Kranz é vista como símbolo de excelência e reconhecimento em razão da sua paixão em inovar cada vez mais mundo de vinho. Pautada na missão de produzir vinhos e espumantes de altíssima qualidade, visando enriquecer os momentos inesquecíveis de cada apreciador, em apenas 17 anos de história, já somam-se mais de 150 premiações nos mais renomados concursos nacionais e internacionais da esfera do vinho.
Maiores informações sobre a Vinícola acesse: https://vinicolakranz.com.br/
Com informações do SEBRAE Regional Meio Oeste