Acadêmicos do curso de agronomia da Unoesc realizando análises de solo (imagem do arquivo anterior à pandemia)
Acadêmicos do curso de agronomia da Unoesc realizando análises de solo (imagem do arquivo anterior à pandemia)

Unoesc é referência em análises de solos

Os laboratórios de análises de solos da Unoesc Campos Novos e Unoesc Xanxerê obtiveram qualidade A em macro e micro nutrientes no controle de qualidade pela Rede Oficial de Laboratórios de Análise de Solo e de Tecido Vegetal dos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina (Rolas).

 O Rolas é formado por um grupo com 35 laboratórios que participam de um controle de qualidade para análises de solos nos estados de SC e RS. Este ano, a professora doutora Analu Mantovani foi eleita coordenadora da rede de laboratórios (Rolas) e o professor doutor Mauricio Vicente Alves foi eleito coordenador adjunto no mandato de 2021/2023. 

 Conforme explica o professor de Agronomia e doutor em Ciências de Solos da Unoesc Xanxerê, professor Maurício Vicentes Alves, cada laboratório recebe 4 amostras de solo por mês em que analisa e envia os resultados para o controle de qualidade. Isso traz um total de 48 análises de solo, onde são analisados 15 parâmetros entre macro e micronutrientes e para conseguir qualidade A, o laboratório deve ter no mínimo 90 % de acerto sobre os valores. 

Laboratório de Solo da Unoesc Campos Novos

 O laboratório de Campos Novos já participa há 7 anos no controle de qualidade, já o de Xanxerê faz 4 anos.  Porém todo ano é feita esta avaliação, ou seja, este controle avalia a qualidade anual de cada laboratório, e os dois foram conceito A no ano de 2020.

 — É de suma importância ter um Selo de qualidade A, isso mostra que somos referência no que estamos fazendo, demonstra que os laboratórios têm qualidade, e que os valores das análises são confiáveis. Isso é bom para toda a comunidade, pois o solo é base da agricultura, e se temos uma análise bem feita podemos fazer uma boa correção e assim chegar a bons patamares de produtividade — destaca o professor.

 Para a professora e doutora do curso de Agronomia da Unoesc Campos Novos, Analu Mantovani esse resultado reflete o empenho e o comprometimento dos professores e alunos. 

  — Os bons resultados obtidos nas análises de solos são voltados a dedicação e o comprometimento dos professores responsáveis técnicos em obter qualidade e orientar os alunos que colaboram nas análises, para esses sempre trabalhem com comprometimento para que os resultados entregues aos produtores sejam confiáveis e que possam ser uma ferramenta para se buscar melhores produtividades e qualidade ambiental — reitera a professora.

 Os laboratórios de solos da Unoesc têm por finalidade mostrar aos alunos, por meio de aulas práticas, como devem ser feitos os procedimentos de análise de solo e tecido vegetal, proporcionar laudos que sejam confiáveis que possam ser usados em pesquisa e extensão. Proporcionar aulas práticas e envolvê-los na pesquisa.  Além disso, prestam serviços à comunidade com análise de solos, tecidos vegetais, calcários, adubos orgânicos e minerais. 

 A reunião dos laboratórios acontece anualmente, e todo ano é em um laboratório diferente. Este ano era para acontecer em Xanxerê, mas devido a pandemia a mesma foi on-line, porém foi novamente remarcado para ano de 2021 para a Unoesc de Xanxerê sediar a reunião.

Fonte: Assessoria de Imprensa Marketing e Comunicação Unoesc Joaçaba

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Ultimas notícias