Em dias de inverno intenso, pés de frutas de caroço são congeladas/Foto: Bom Dia SC
Em dias de inverno intenso, pés de frutas de caroço são congeladas/Foto: Bom Dia SC

Uma eficaz proteção contra a geada

O método de irrigação por aspersão evita queimadura dos frutos durante geada

A técnica de irrigação por aspersão, cria uma camada congelada em volta das flores e dos frutos, protegendo contra queimaduras e rompimento da pele devido as temperaturas negativas.

Jeferson Argenton, Engenheiro Agrônomo e proprietário da Villaggio Di Frutta em Fraiburgo/SC, fala sobre esta técnica que é usada em sua propriedade.

Essa técnica forma uma camada de gelo ao redor da planta, para proteger e manter uma temperatura próxima de 0 ºC, servindo como um tampão e prevenindo a queima do fruto devido as temperaturas negativas. Se deve manter a irrigação constante durante todo o período em que a temperatura do ar estiver abaixo de 0 ºC, para que a planta consiga manter a temperatura evitando que o tecido congele e se rompa. Literalmente a planta fica congelada, realizando um isolamento de frio com uma camada de gelo. Assim protegendo as flores e frutos.

Foto: Bom Dia SC

Outra técnica utilizada para proteção é feita por combustão ou fogueiras para se evitar as baixas temperaturas nas lavouras.
A queima feita com combustíveis ou lenha dentro do pomar, serve para manter um ambiente com a temperatura um pouco mais elevada, como uma estufa. A queima ainda é utilizada por agricultores, contudo a técnica de irrigação por aspersão acaba sendo mais viável.

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Ultimas notícias